Vídeo mostra gerente da UPA Coronel Antonino explicando que haverá corte

Um vídeo gravado em uma reunião entre servidores da saúde e o gerente da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Coronel Antonino, desmente a informação anunciada na última sexta-feira (13), pela (Secretaria Municipal de Saúde) e confirma que haverá corte em plantões.

Na ocasião, o chefe da Sesau, , anunciou por meio do superintendente da Saúde, Virgílio Gonçalves, que não haveria corte nos plantões. O superintendente admitiu que existe uma determinação do prefeito Gilmar Olarte (PP) sobre redução de gastos em diversas secretarias.

Na saúde o impacto é de R$ 5 milhões, no entanto, Gonçalves assegurou que a economia seria realizada por meio de outras medidas garantindo o quadro de plantões completo. Apesar do pronunciamento do superintendente da saúde, a respeito do assunto, no vídeo gravado por um leitor do Jornal Midiamax, o gerente da UPA afirma que os cortes serão realizados e explica que a medida foi adotada a fim de evitar um possível atraso salarial ainda neste primeiro semestre.

“Só gostaria da compreensão de vocês. Neste momento a gente precisa definir uma escala. Uma escala com o propósito oficial de plantão. Vai ser difícil? Vai. É ruim? É. Quais são as previsões em relação a isso? Não são boas. O que o prefeito fala em relação a tudo isso? Provisório. Porquê? Para não haver atraso de salário”, justifica no vídeo. 

O gerente da unidade diz ainda que o salário está garantido até o mês de maio e que depois disso, não é possível assegurar o pagamento em dia. “Se a gente não sofrer com a redução de plantão, a gente vai sofrer com atraso de salário, o que é pior”, destaca.

A equipe de  reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Sesau e foi informada de que a secretaria fará “adequações” e que vai “reduzir a escala de profissionais que fazem vários plantões”.

O quadro de funcionários da Sesau é composto por aproximadamente sete mil servidores. Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria, a “adequação” será realizada em todos os setores da Saúde. O número de profissionais que serão afetados com a s alterações não foi informado.

WhatsApp: fale com os jornalistas do Jornal Midiamax

O leitor enviou as informações ao WhatsApp da redação, no número (67) 9207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem diretamente com os jornalistas do Jornal Midiamax. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total anonimato garantido pela lei.