Atendimento acontece hoje na UBS do Indubrasil

Para tentar amenizar o déficit de especialistas na rede municipal de saúde, a (Secretaria Municipal de Saúde) voltou a realizar, nesta quarta-feira (18) pós Carnaval, o PCU (Projeto Consulta Única) com atendimento ginecológico.

As consultas hoje estão acontecendo na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Indubrasil, região oeste da Capital, e quem quiser agendar atendimento para a próxima semana, nos bairros Aero Rancho e Vila Nasser, precisa procurar hoje os postos de saúde destes locais. Amanhã (19) é a vez das Moreninhas receberem o projeto.

De acordo com a prefeitura, o projeto em ginecologia pode atender até 80 mulheres por dia. A equipe especializada na área vai até a UBS, respeitando o cronograma, com o oferecimento, além da consulta, coleta de preventivos e ultrassonografia.

A intenção da Sesau é aumentar a prevenção ao câncer de  mama e de colo do útero, este último que figura entre os três principais causadores de tumor na população feminina brasileira, atrás apenas do próprio câncer de mama e colorretal.

Além de quatro médicos ginecologistas, a equipe itinerante do PCU é composta de um ultrassonografista, enfermeiras, técnicas de enfermagem, administrativos e psicólogas, que organizam a triagem para consultas, coleta de preventivo, ações educativas, exames de ultrassonografia ginecológicos, orientação e encaminhamento para planejamento familiar.

Serviço

A prefeitura explica que é preciso agendar pessoalmente a consulta, mediante apresentação do cartão do SUS. Para maiores informações o município disponibilizou um telefone: 3301-4389. A reportagem tentou contato neste número por 20 minutos, mas não obteve resposta.

A assessoria da prefeitura alegou que o número recebe muitas ligações, razão pela qual ninguém nos atendeu. Diante disso, o Jornal Midiamax vai deixar para seu leitor os telefones dos postos onde acontecerão os atendimentos: UBS Indubrasil – 3314-7465 / Moreninhas: 3314-9005 / Vila Nasser: 3314-7447 e Aero Rancho: 3314-6319.