Estão previstas consultas médicas

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) em parceria com a SAS (Secretaria de Assistência Social) estará, nos dias 14 e 16 de julho, com ações especiais alusivas ao Dia do Homem, comemorado em 15 de julho. Entre as ações destinadas à população masculina estão previstas consultas médicas, avaliação odontológica, ofertas de exames, aferição de pressão, vacinação, testagem para HIV, sífilis e hepatites e, ainda, prevenção a tuberculose e atendimento do Programa Consultório na Rua. 

No dia 14 (terça-feira), no período matutino, na sede da SAS, será oferecido aos homens consultas médicas, avaliação odontológica, ofertas de exames, aferição de pressão, vacinação, testagens para HIV, sífilis e hepatites, prevenção a tuberculose. A abertura do evento está prevista para às 7h30min, com a presença dos secretários das pastas, com uma palestra “Saúde Mental e Qualidade de Vida”.

Já no dia 16 (quinta-feira), no período matutino, a ação ocorrerá no Centro POP, na Rua Maracajú, 790, com a participação da equipe do Consultório na Rua e será destinada a população masculina em situação de rua. 

De acordo com a gerente Técnica do Programa de Saúde do Homem da Sesau, Rejane Sartor, a intenção da ação é “facilitar e ampliar o acesso com qualidade da população masculina aos serviços de saúde, contribuindo para a redução das causas de morbidade, mortalidade e a atuação nos aspectos sócio-culturais: medo de descobrir doenças ou quando o homem acredita que doença é sinal de fraqueza”. 

Ela explica ainda que estas ações de promoção e prevenção à saúde visam despertar nos homens a importância do autocuidado, e dessa forma, o enfretamento aos fatores de risco, possibilitando uma qualidade de vida melhor e mudança dos indicadores de saúde.