Mesmo com ações da SES 12 notificações de Chikungunya foram registradas no Estado

As notificações de febre Chikungunya em Mato Grosso do Sul já apontam 12 registros, nestes 21 dias de janeiro, sendo 8 só em Campo Grande, as cidades de Corumbá, Rio Verde, Porto Murtinho e Maracaju também tiveram casos notificados, segundo dados divulgados pela SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) nessa quarta-feira (21).

Em 2014 foram notificados 44 casos na Capital, mas 10 foram descartados, o segundo município com maior número de casos foi registrado em Dourados com 5 notificações, ao total no ano passado foram notificados no estado 69 casos da febre Chikungunya.

De acordo com a gerente técnica de doenças endêmicas da SES, Lívia Melo, ações estão sendo desenvolvidas para o controle “O controle da febre Chikungunya é feito da mesma maneira que a dengue, e estamos controlando as pessoas que se enquadram e possuem os sintomas.”, explica a gerente que ainda diz que os agentes de saúde estão visitando as residências no controle do vetor.

Sintomas

Os sintomas são início de febre súbita maior de 38° graus, dor intensa nas articulações, acompanhada ou não de inchaço, em alguns casos as dores permanecem até por meses e anos.