Servidores contaram com apoio de vereadores para marcar reunião com chefe da

Servidores da Remus (Rede Municipal de Saúde) contaram com o apoio de vereadores para conseguir conversar com o chefe da Sesau (), , nesta sexta-feira (13), sobre a possibilidade de cortes de plantões. Na última segunda-feira (9), o secretário teria desmarcado uma reunião que estava agendada para discutir o assunto.

Segundo a coordenadora da Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde, Ione de Souza Coelho, no dia 9 de fevereiro o Conselho encaminhou um ofício ao chefe da Sesau com recomendações a fim de evitar a redução de plantões.

Segundo Ione, no ofício foram destacadas questões como cargos comissionados, acúmulo de funções e os plantões realizados por médicos do Cemp (Centro Municipal Pediátrico), que recebem 100% a mais que os profissionais que trabalham nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).

A coordenadora da Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde destaca que os cortes estão previstos para a próxima segunda-feira (16). “Sabemos que 40% dos salários dos enfermeiros são compostos pelos plantões. Queremos uma solução para que não ocorra este corte. Marcamos uma reunião e o secretário desmarcou de última hora, depois disso não conseguimos falar com ele”, relata.

O enfermeiro Neiton Stradiotto, afirma que os plantões vão prejudicar o atendimento nas unidades de saúde. “O tempo de espera vai aumentar na classificação e na assistência, e isso pode levar a morte de muitos pacientes”, alerta.

O também enfermeiro, Alexandre Panauria, fala sobre as condições em que os profissionais são expostos e teme os cortes, “Na UPA Vila Almeida são 18 plantonistas por turno e isso vai ser reduzido pela metade. Nossa integridade física está ameaçada, já somos hostilizados e com a redução vai piorar”, lamenta.

A coordenadora da Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde, destaca que vai solicitar audiência pública para discutir planilhas e folhas de pagamento. Nesta manhã, os vereadores, Luiza Ribeiro (PPS), Carla Stephanini (PMDB) e José Chadid (ainda sem partido) estiveram na reunião realizada no Fets (Fórum Estadual dos Trabalhadores em Saúde) e conseguiram agendar a reunião com o secretário.

Promessas – No dia 14 de janeiro, em entrevista ao Jornal Midiamax, Jamal afirmou que a remuneração inicial oferecida aos profissionais que atendem nas UPAs é de R$ 2.516,00, enquanto os médicos do Cempe (Centro Municipal Pediátrico) recebem 100% a mais do valor.

Na ocasião o chefe da Sesau anunciou que havia encaminhado ao secretário da Semad (Secretaria Municipal de Administração), Wilson do Prado, proposta para equiparar o salário dos profissionais e prometeu que o assunto seria novamente discutido em 60 dias no Fets, na apresentação de plano de cargo e carreira aos servidores municipais de saúde.