O pai das crianças pagou pelo procedimento, mas contestou se a conduta estaria correta

Uma gestante, ao fazer o primeiro exame de ultrassom, no dia 12 de janeiro, em , teve dupla surpresa. Além de descobrir que estava grávida de gêmeos, ao invés de apenas uma criança, ela foi alertada pelo laboratório que teria que pagar em dobro pelo exame.

O laboratório escolhido pela gestante está localizado no Centro de Campo Grande e realiza mais 20 tipos de exames, entre eles a ultrassonografia convencional, ultrassonografia digital, ressonância magnética e raio-x digital.

De acordo com vigilante Antonio da Silva Rodrigues, que é marido de Suelen Nunes Rondon e pai das crianças, ao descobrir que eram duas crianças, a médica que fez o ultrassom não informou nada sobre o pagamento, contudo, sua auxiliar fez uma ressalva.

“Por ser gêmeos, ela me disse que o preço seria cobrado em dobro, passando de R$ 75 para R$ 150. Na hora que ela me disse eu achei estranho, porém, eu paguei sem reclamar. Ao chegar em casa, minha sogra e minha mulher me questionaram se isso estaria correto”, afirma o vigilante.

A avó materna das crianças, Eloisa Nunes Rondon, de 54 anos, questiona se esse procedimento feito pelo laboratório é normal. “Será que isso está certo? Pelo que sei foi feito apena um serviço, não entendo por que cobraram duas vezes”, reclama.

Por outro lado, o gerente administrativo do laboratório, Gil Sérgio Calçado, afirmou que este é um procedimento comum, pois são feitos dois laudos em virtude de haver duas crianças.

“Isso é comum quando atendemos gêmeos. Temos o respaldo da CBHPN (Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos) que não classifica como sendo um serviço único, pois é feita uma avaliação em cada criança”, explica.

Opinião de um especialista

De acordo com o advogado especialista em defesa do e membro da Comissão de Direito do Consumidor da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil), Alexandre Daniel Santos, a princípio, o caso de Suelen parece ser abusivo.

“É preciso analisar o caso para dar uma opinião mais detalhada, mas posso dizer que, pelo menos a princípio, o serviço parece ser único, ou seja, não demanda mais ou menos trabalho o fato de haver duas crianças. Por isso, parece ser uma conduta abusiva”, afirma Alexandre.Por conta da gestação de gêmeos, laboratório cobra em dobro por ultrassom e assusta mãe