Pular para o conteúdo
Geral

Órgãos de segurança montam força-tarefa para vigiar fronteira em MS

A Operação Ágata deve receber a visita de observadores
Arquivo -

A Operação Ágata deve receber a visita de observadores

O Ministério da Defesa iniciou nesta quarta-feira (22), a 9ª edição da onde será empregado pela primeira vez, meios do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira (Sisfron). O CMO (Comando Militar do Oeste), localizado em , conduz as operações das Forças Armadas em uma faixa de fronteira de 4.045 km, entre Brasil, Bolívia e Paraguai, que vai desde Foz do Iguaçu, no Paraná, até Abunã, em Rondônia.

O projeto estratégico do Exército implantado na área da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, em , visa reduzir a ocorrência de crimes fronteiriços e transnacionais.

Durante a operação serão empregados efetivos das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea), dos órgãos de segurança pública e fiscalização federais e estaduais (Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Polícias Militares e Civis dos Estados, Abin, MP, Ggifron, DOF), e de diversas agências federais e estaduais (Anvisa, Anac, Ibama, Instituto Chico Mendes, Iagro, Indea, e outros).

Serão, ainda, utilizados vários tipos de viaturas, aeronaves e embarcações, bem como equipamentos de tecnologia avançada, como radares, rádios e instrumentos óticos.

A Operação Ágata deve receber a visita de observadores militares de diversos países da América do Sul, Europa e dos Estados Unidos. O trabalho ocorre desde 2011 e tem como bases o plano estratégico de fronteiras, a estratégia nacional de defesa e a Constituição Federal.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Zelensky propõe novo encontro sobre cessar-fogo e troca de presos com Rússia

Motorista é preso após acidente com quatro carros no Coophavila

Mirassol atropela o Santos em noite pouco inspirada de Neymar e falhas críticas de marcação

Terminam na segunda inscrições para cursinho pré-vestibular da UFMS

Notícias mais lidas agora

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Sob vaias, Vasco fica no empate com o Grêmio no Rio e vê pressão aumentar no Brasileirão

Últimas Notícias

Trânsito

Motociclista morre em acidente na Avenida Ceará, em Campo Grande

Bombeiros, Samu e polícia estiveram no local

Loterias

Mega-Sena acumula, mas 60 sul-mato-grossenses acertam quadra

Próximo sorteio será de R$ 33 milhões

Esportes

Ginástica rítmica: Brasil leva ouro inédito na Copa do Mundo, em Milão

Conjunto foi o melhor na disputa geral, com soma de notas em 2 séries

Emprego e Concurso

Abertas inscrições para seleção de administrativos da educação em Corumbá

Vagas são temporárias