Pular para o conteúdo
Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Senadores do União são os que mais destinaram emendas PIX em 2024

As emendas Pix estão sob a mira do ministro Flávio Dino e seus pares do STF, que exigem mais transparência
Opinião -

Reis do Pix

Desde 2020, quando foram criadas as emendas Pix – aquelas em que o dinheiro entra diretamente nas contas de Estados e municípios, sem necessidade de projeto e fiscalização “meia-lupa’ – os senadores que mais utilizaram o mecanismo foram Zenaide Maia (PSD-RN), Jayme Campos (União-MT) e Davi Alcolumbre (União-AP), atual presidente do Senado. É o que mostra a Central das Emendas, plataforma criada pelo engenheiro de computação Bruno Bondarovsky, em parceria com a PUC-Rio, que reúne todos os dados disponíveis sobre emendas parlamentares desde 2015. Só no ano passado, Campos e Alcolumbre destinaram a emendas Pix metade do valor ao qual têm direito: R$ 34,8 milhões, cada. Zenaide, um pouco menos: R$ 32 milhões. Só não
devem ter feito mais porque a Constituição determina que 50% das emendas individuais têm que, obrigatoriamente, serem destinadas à Saúde. As emendas Pix estão sob a mira do ministro Flávio Dino e seus pares do STF, que exigem mais transparência.

Dois na fila

Dois surgiram na cúpula do PT como ministeriáveis. O senador Beto Faro (PT-PA) é cotado para assumir o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e Márcia Lopes, irmã de Gilberto Carvalho, para o Desenvolvimento Social, no qual já foi ministra. Isso é o que querem alguns grãos-petistas. O desafio para Lula da Silva é onde vai empregar Paulo Teixeira (MDA) e Wellington Dias (MDS), que estão bem nos cargos.

Todo cliente é vip

A Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle aprovou o PL 4871/24, relatado pelo senador Laércio Oliveira (PP-SE), que fortalece a proteção dos consumidores de serviços bancários. O texto foca em três pilares: a portabilidade salarial automática, o débito automático entre instituições e a ampliação da transparência das informações. “Buscamos facilitar a vida dos clientes, garantindo mais praticidade”, diz o senado.

Xixi da discórdia

Uma placa fixada na porta de um dos sanitários da Academia Nacional da Polícia Federal, em , causou um reboliço – dentro e fora dos toaletes. A polêmica ficou por conta do desenho de uma 3ª pessoa e a frase “Banheiro multigênero”. Depois de tanto xixi – ou melhor, discussão – foi retirada no dia seguinte. Foto no site da Coluna.

Agulhada federal

Uma curiosa coincidência. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, arquivou a ação judicial sobre o cartão de vacina supostamente fraudado por Jair Bolsonaro 10 dias após o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) requerer oficialmente dados dos cartões de vacina dos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Lewandowski (Justiça, ex-STF), entre outros. Em tempo, vacina é importante e salva vidas.

Brasil dos Drs.

O Brasil, 2º no mundo com o maior número de escolas de medicina, teve o número de médicos dobrado entre 2010 e 2024: saltou de 304,4 mil para 575,9 mil, conforme o Conselho Federal de Medicina. Estima-se ainda que o País poderá ultrapassar a marca de 1,5 milhão de médicos até 2038.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Funsat

Semana começa com 1,7 mil vagas na Funsat

Menina de 6 anos foi transferida em UTI aérea para Santa Casa de Campo Grande após acidente na BR-262

Confira a escala médica de unidades de saúde nesta segunda-feira

sol e chuva

Com calorão de volta, MS terá chance de chuva e máxima de 34°C nesta segunda-feira

Notícias mais lidas agora

Subprodutos e reduflação

De subprodutos a reduflação, fome e vulnerabilidade viram lucro para indústria alimentícia

Secretários de MS seguem em Israel e passam a noite em bunker

Criança que atirou e acertou a mãe está sob cuidados da família e pai ainda será interrogado

Homem é preso por agredir esposa na frente dos filhos durante festa junina em Dourados

Últimas Notícias

Mundo

Nova onda de ataque do Irã mata pelo menos cinco pessoas em Israel

Ao menos 224 pessoas morreram no Irã desde o começo do conflito

Polícia

Durante festa de aniversário, capataz é ferido com 3 tiros na nuca por peão de fazenda em MS

Peão fugiu em seguida em uma motocicleta

Cotidiano

Bolsa Família: beneficiários com NIS final 1 recebem parcela de junho nesta segunda-feira

Em Mato Grosso do Sul, cerca de 201.654 mil famílias recebem o benefício

Política

CPI ouve ‘ex-chefão’ do Consórcio Guaicurus nesta segunda-feira

João Resende ficou 12 anos a frente do Consórcio Guaicurus