Símbolo da Sapucaí dividiu espaço com bandeiras das escolas homenageadas

Competindo pelo Grupo Especial da Liesco (Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá), a Marques de Sapucaí encerrou a primeira noite de desfile já na madrugada desta segunda-feira (16). A agremiação trouxe o enredo “De Campo Grande a Corumbá, minha história eu vou contar. Picolé e Valdir Gomes na folia”.

Com 14 alas e quatro carros alegóricos, a Marquês desceu para a Avenida General Rondon com 800 integrantes, mostrando as escolas de samba de Campo Grande e os carnavalescos, representados por João Renato Guedes, o Picolé, grande incentivador da folia na Capital do Estado, e o carnavalesco Valdir Gomes, vencedor dos principais concursos de fantasias do Mato Grosso do Sul, conforme informações apuradas pelo site Diário Corumbaense.

Com 12 componentes, a comissão de frente veio fantasiada de folia da alegria. No carro abre alas, o símbolo da Sapucaí dividiu espaço com as bandeiras das escolas homenageadas. O Afoxé, que abre o desfile da cidade, veio homenageado no primeiro bloco, enquanto o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Robertinho Matos e Meryellen Guedes, representaram a própria Marquês.

A bateria comandada pelo mestre Luciano Velasques fez o recuo e animou os foliões. Escola de Samba com maior número de títulos de Campo Grande, a Igrejinha foi representada na terceira ala. A Deixa Falar, caçula dos desfiles da Capital, apareceu na sequência. A segunda alegoria homenageou o Carnaval de Corumbá, assim como a ala seguinte.

A Estação Primeira do Taquarussu, a Cinderela Tradição, o Cruzeiro, a Unidos do São Francisco, Unidos do Aero Rancho, Catedráticos do Samba e a Vila Carvalho também vieram representados em alas. Cobertas por espelhos, as baianas desfilaram com 18 integrantes. Valdir Gomes, um dos homenageados também desfilou.

Fundada em 1988, o Grêmio Recreativo Mocidade Independente Marquês de Sapucaí, que tem as cores verde, lilás, branco e amarelo em seu pavilhão, desfila pelo segundo ano consecutivo no Grupo Especial. Campeã do Grupo de Acesso em 2013 com o enredo “No Grito e Na Folia Todos Somos Iguais na ‘Fantasia’ – Carnavalização”, a escola de samba ficou em 5º lugar em 2014 com 171,7 pontos. Mesmo permanecendo na última colocação, a agremiação não voltou para o Grupo de Acesso, já que devido à chuva que caiu na segunda-feira de carnaval, ficou definido que nenhuma escola sofreria o descenso.

“Estamos fazendo de tudo para continuar no Grupo Especial. A cada ano que passa, ganhamos mais experiência, e apesar da chuva de domingo, não tivemos problemas”, contou ao Diário Corumbaense, a presidente Odete Brinckler de Oliveira Bueno. Já passava das 2h20 da madrugada quando a Sapucaí encerrou o desfile debaixo de uma fina garoa.

A agremiação concorre ao Esplendor do Samba, criado e organizado por este Diário, que vai premiar 11 quesitos e ainda a melhor escola do Grupo Especial. No Grupo de Acesso, as quatro escolas de samba concorrem apenas ao prêmio de melhor escola.

Nesta segunda-feira (16) desfilam Mocidade Independente da Nova Corumbá, Império do Morro, A Pesada, Acadêmicos do Pantanal e Vila Mamona.