Pular para o conteúdo
Geral

Carnaval começa tímido na cidade, mas programação será intensa a partir de hoje

Boa parte da programação de Carnaval em Campo Grande começa neste sábado
Arquivo -

Boa parte da programação de Carnaval em começa neste sábado

É Carnaval em todo o País e, apesar de Campo Grande não ser tradicional na folia, a cidade conta com programação para quem gosta dos tradicionais desfiles de escola de samba e blocos de rua, como o Cordão Valu.

O bloco que já é tradicional na Capital está realizando seu 9º desfile esse ano. Para a fundadora Silvana Valu, é muito gratificante ver a alegria de quem participa e a interação de pessoas de diversas idades.

Boa parte da programação de Carnaval em Campo Grande começa neste sábado (14), com festas tradicionais, desfiles de blocos e desfile de escolas de samba. Na sexta-feira (13), a movimentação ainda era pequena, com desfiles de bloco, como o do Sujo, que desfilou na Orla Ferroviária.

Para quem ajuda a fazer a festa há anos, Valu acredita que à proporção que o carnaval de rua em Campo Grande tem tomado é consequência da organização da comunidade. “O incentivo vem do povo, a comunidade tem se organizado. Novos blocos têm surgido e eu fico mais feliz”.

Entre crianças e adultos todos aproveitam a folia ao som das marchinhas. Os foliões destacam que o carnaval de rua é um momento saudável e que toda família podem aproveitar. “Em Campo Grande não tem briga, todo mundo se respeita.Nos clubes não tem mais como levar criança, estão cheios de adolescentes e não tem como misturar, aqui é mais tranquilo”, afirmou Daniela Araujo, de 35 anos, que estava acompanhadas das filhas de 10 meses e seis anos.

Os estreantes na festa aprovaram e pretendem voltar, como é o caso da Tatiane Fernandes, de 40 anos. Ela levou a filha, de 9 anos, e uma amiga da menina. “Eu sabia que tinha carnval de rua em Campo Grande, mas não sabia que tinha a parte das crianças e essa tradição das marchinhas tem que ser mantida, por isso trouxe elas”.

Outra opção para quem está na Capital e reunir os amigos e fazer blocos, com camisetas e canecas. Nesta tarde três grupos bem organizados estavam representando a nova geração de bloco da cidade. Tamyres Martins, de 26 anos, é fundadora do Bloco da Raba, nome dado a uma caixa térmica que eles levam para a folia.

O bloco tem dois anos e 22 membros. De acordo com a organizadora, todos se conhecem há anos e mantém uma amizade.  “A caixa é do meu pai, mas como cada um trazia o seu isopor achamos melhor trazer a caixa térmica maior. Ela foi batizada como ‘Raba’, já que sempre vai atrás das carrocerias das caminhonetes”, lembrou.

Um pouco maior, o Bloco Mechups tem 70 pessoas e como grito de guerra tem o seguinte lema: selinho pode, nervoso não. As amigas Roberta Penna, de 26 anos, e Dulcilia Rodrigues, de 35 anos, são as fundadoras do bloco e afirmam que o principal é ter uma brincadeira saudável e amigos reunidos.

Seguindo a onda do carnaval o Bloco 20 Pegar composto por 30 pessoas tem como objetivo aproveitar a folia. Fundado em 2013 pelos os organizadores Danilo Ifran e Sergio Pavão além de muita animação o bloco leva saco de lixo para que ajudar na limpeza da rua após festa. “Não deixamos nada no chão, temos nosso lixo e vamos catando tudo”, concluiu Pavão. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Uma semana após HC negado, Claudinho Serra tenta recurso para deixar prisão

Comércio de MS deve lucrar em torno de R$ 300 milhões no Dia dos Pais

Voo para os EUA tem alarme falso de bomba após mensagem de ‘descanse em paz’ em celular

Peixe BR: tarifa de 50% dos EUA atinge diretamente o setor e é preciso restabelecer diálogo

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Motorista que morreu em acidente na BR-163 era advogado de 27 anos

Trump ameaça tarifas de até 100% contra a Rússia, em 50 dias, se não houver acordo sobre a Ucrânia

Últimas Notícias

Polícia

Grupo técnico criado para desafogar a Deam terá as atividades prorrogadas por mais 90 dias

O grupo foi criado após o feminicídio da jornalista Vanessa Ricarte

MidiaMAIS

Vereador faz trajeto de bicicleta até Aparecida do Norte em agradecimento a vida do filho

Vereador Beto Avelar (PP) percorre o Caminho da Fé para pagar promessa a Nossa Senhora Aparecida

Política

PT avança conversas com Simone Tebet e Fábio Trad para fortalecer palanque de Lula em MS

Prioridade número um do Partido dos Trabalhadores é reeleger o presidente Lula

Polícia

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Sophie e a mãe, Vanessa Eugênia, foram mortas carbonizadas por João Augusto de Almeida — pai da bebê e esposo da jovem