Harpia levada ao Cras em Campo Grande é da espécie mais pesada entre os rapinantes

Seguiu viagem para Campo Grande a harpia, que foi encontrada na quinta-feira (23) em (distante 326 quilômetros da Capital). O animal ficará em guarda do  Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) por tempo ainda não determinado. A harpia, também chamada de gavião-real, gavião-de-penacho ou uiraçu é a mais pesada, e uma das maiores aves de rapina do mundo, tendo como habitat principal a Amazônia, além de ser encontrada com menor número também em países da América Central e da América do Sul como Venezuela, Peru, Bolívia, Paraguai e Argentina.

O animal após um período adaptativo poderá ficar disponível à contemplação no Cras de Campo Grande, que fica no Parque dos Poderes. Com uma altura média de 70 centímetros, a harpia pode atingir até 2,5 metros de envergadura, chegando a pesar 5 quilos. A harpia é condições normais trata-se de um predador extremamente eficaz e agressivo, com garras maiores que a de algumas espécies de urso. 

Em Ponta Porã, o exemplar da ave foi achado com ferimentos pelo peão de fazenda, Avelino de Osti, que teve a atitude de levar o bicho para uma clínica da cidade, onde recebeu os cuidados antes de ser levado para Campo Grande. A harpia teria caçado um filhote de carneiro na propriedade que Avelino trabalha, quando ao tentar alçar voo bateu com uma das asas no cabo de aço da cerca e feriu-se. 

A família do peão ainda teve o cuidado de entrar em contato com o Projeto Harpia, na Amazônia, e com o Projeto Gavião-Real, promovido na Mata Atlântica, para os quais relatou sobre o fato, além de buscar informações sobre como proceder para o atendimento a animal raro. 

A harpia é considerada uma “espécie dependente de conservação”, em virtude do declínio da quantidade da prevalência em toda a sua área de habitat .