Geral

Yazidis invadem helicóptero de ajuda humanitária no Iraque

Helicópteros que entregam ajuda humanitária a uma região em conflito no Iraque estão sendo usados para resgatar pessoas envolvidas na violência no norte do país. O repórter da BBC Jyiar Gol acompanhou uma das missões e filmou seu helicóptero sendo cercado pelos Yazidis – minoria étnica e religiosa do Iraque que está sendo cercada e […]

Arquivo Publicado em 12/08/2014, às 12h14

None

Helicópteros que entregam ajuda humanitária a uma região em conflito no Iraque estão sendo usados para resgatar pessoas envolvidas na violência no norte do país.


O repórter da BBC Jyiar Gol acompanhou uma das missões e filmou seu helicóptero sendo cercado pelos Yazidis – minoria étnica e religiosa do Iraque que está sendo cercada e atacada por militantes islâmicos.


O desespero dos Yazidis é enorme. Eles tentam se agarrar desesperadamente ao helicóptero, que sequer chega a aterrissar completamente no solo. Quando a aeronave parte, uma mulher fica pendurada e é puxada pelas pessoas a bordo. Apenas poucos deles conseguem refúgio.


A região está isolada nas montanhas do norte do Iraque e continua praticamente inacessível por estradas, que estão sob controle dos rebeldes do Estado Islâmico. Dezenas de milhares de Yazidis estão confinados neste espaço e precisam de ajuda externa – tanto de mantimentos como de proteção.


Mesmo a missão humanitária de helicóptero é atacada em pleno voo, e precisa responder com tiros de metralhadora.

Jornal Midiamax