O tamanho dos sonhos de Valentina Carlana Etchenique, de 8 anos, é igual ao seu sorriso: largo e comprido. A menina de olhos castanhos escuros como bolitas de gude e cabelos mel encanta já no primeiro encontro. Com brilho no olhar e a certeza de que só as crianças têm, ela diz sem medo o que vai ser quando crescer: chef de cozinha em Paris.

A culinária mais famosa do mundo já encantou a menina com os programas de TV. Curiosa, ela conta que faz busca em seu iPad por receitas diferentes e não hesita em testar.

De suas mãos pequenas e delicadas  já saíram muitas receitas gostosas. De coisas simples, como o pop cake, que ela vai nos ensinar, Valentina já fez até cheesecake, para a família. E mesmo com o erro na compra dos ingredientes a receita deu certo. “Minha comprou a quantidade errada de cream cheese, então eu improvisei e coloquei requeijão, deu certo”, diz.

A mãe, Fabrizzia Fontoura Carlana, de 41 anos, confirma e diz que Valentina não se aperta. Rapidinho encontra uma solução. Ela conta não saber de onde vem o dom da filha, já que ela mesma não se anima a cozinhar, e erra até na compra dos ingredientes. “Não gosto muito, só sei fazer macarrão e salada”, diz, sem drama.

Mas, apesar de não se interessar, incentiva. Ela diz que os realities de culinária são os preferidos da filha, que anota todas as dicas e põe em prática na cozinha da família.

Valentina ri quando a mãe assume não ser lá aquelas coisas na cozinha e diz que foi o namorado da avó que a inspirou. “Desde quando eu tinha 1 ano lembro de eu estar no colo, e ele cozinhando”, diz relembrando como se pudesse resgatar os cheiros e aromas dos momentos que a inspiraram.

Receita

Para fazer a receita de pop cake que a Valentina ensinou para o Midiamax é preciso ter um pedaço de bolo caseiro, de preferência de laranja, suco de duas laranja coado, doce de leite, caso não tenha, pode cozinhar o leite condensado, chocolate ao leite derretido, granulado colorido, de chocolate ou com preferir, palitos de picolé ou de churrasco.

Separados os ingrediente é só pegar um pedaço grande do bolo colocar em uma vasilha e quebrá-lo com as mãos. Acrescente o suco de laranja aos poucos e amasse devagar. Não amasse com força.

Depois coloque o doce de leite, de uma a duas colheres, para terminar de dar a liga na massa. Assim que a massa der para enrolar faça bolinhas como se fossem pirulitos. Ponha no congelador por 10 a 15 minutos.

Bolinhas quase congeladas está na hora de pregar a varetinha no pirulito. Pegue as varetas de picolé ou de churrasco e mergulhe no chocolate já derretido em banho-maria. Fure a bolinha e deixe o chocolate secar.

Bolinha pregada na vareta está na hora de pôr a cobertura. Pegue uma espátula passe no chocolate derretido e vá cobrindo o pirulito com o auxílio do utensílio doméstico. Depois é só salpicar granulado e deixar secar. Está pronto o seu pop cake, ou pirulito de bolo.