O soldado Bowe Bergdahl, parecendo atordoado, é conduzido por dois militantes, um deles carregando uma bandeira branca improvisada em uma vara, até um helicóptero Blackhawk no leste do Afeganistão, encerrando assim seus cinco anos de cativeiro, conforme mostram imagens de um vídeo divulgado pelo Taliban nesta quarta-feira.

Nas primeiras imagens da entrega de Bergdahl para os militares dos EUA divulgadas publicamente, o clipe mostra membros do Taliban posicionados em montanhas nas proximidades e armados com lançadores de foguetes, observando a transferência.

A operação, desde o momento em que o helicóptero tocou o terreno em meio a uma nuvem de poeira, no fim de semana, transcorreu em um minuto.

“Não entrem em pânico”, gritaram os militantes enquanto o Blackhawk aterrissava no vale desértico na Província de Khost, perto da fronteira com o Paquistão.

Bergdahl, sargento do Exército dos EUA, foi libertado no sábado em troca de cinco líderes insurgentes que eram mantidos na prisão norte-americana da Baía de Guantánamo, em Cuba, desde sua abertura em 2002.

Antes de seu resgate, Bergdahl é visto sentado em um caminhão utilitário, piscando rapidamente os olhos, parecendo atordoado pela luz ou ansioso com o momento da transferência.

Um avião e um helicóptero circulam sobre a área enquanto os militantes gritam “vida longa para nossos combatentes” e “vida longa para o líder espiritual”, referindo-se ao líder do Taliban, Mullah Mohammad Omar, que está escondido.