Uma cena comovente foi registrada em vídeo por uma estudante de Sorocaba, no interior de São Paulo. Um cachorro da raça pastor alemão foi atropelado por um carro e uma cadela de tamanho menor tenta socorrê-lo sem perceber que o “amigo” já estava morto. O acidente aconteceu na rua Jorge Tibiriçá de Piratininga, na Vila Gabriel, por volta das 20 horas desta segunda-feira.

De acordo com a estudante Isabele Leite, de 17 anos, que foi quem fez o vídeo, por quase três horas a cachorra tentou socorrer o “amigo”. A ação do bichinho emocionou os moradores do bairro. Ela chegava do trabalho quando se deparou com a cena. Os dois animais sempre eram vistos juntos na vizinhança. No vídeo a cachorra tenta reanimar o amigo latindo, lambendo a cara dele e também tocando nele com as patas.

“Durante o jogo do Brasil uma vizinha colocou o cachorro que morreu dentro de casa, porque ele estava com medo dos rojões. Só ele. Mas depois ela soltou e ele foi todo contente brincar com a cachorrinha. Pouco tempo depois ele foi atropelado”, conta Isabele.

A estudante diz ainda que um casal estava no carro que atingiu o animal. “Eles tentaram socorrer o cachorro, mas ele morreu na hora. Eles até abraçaram ele e saíram daqui chorando”, disse. Dona de dois cães da raça pit bull, Isabele diz que chorou ao ver a cena. “Eu chorei, minha mãe chorou, todo mundo ficou triste e impressionado com a reação da cachorra. Quando outros cachorros passavam pela rua ela ia correndo até eles e voltava do lado do amigo que morreu. Parece que queria contar o que aconteceu”.

De acordo com o médico veterinário Giovani Araújo, os cães são considerados animais evoluídos e com grau de inteligência significativa. Mas ainda ficam atrás dos golfinhos, que são considerados os mais inteligentes do reino animal tendo uma linguagem própria e estrutura social formada. Estudos revelam que os cães sentem carinho e cuidam de entes queridos. O veterinário explica que os cachorros têm a visão de que a morte é algo natural, mas sofrem com a perda.

“A gente acredita que os cães são animais racionais e que tentam buscar solução para os problemas. Neste caso ele sofreu com o acontecido, tentou ajudar e tentou chamar alguém para ajudar. É difícil fazer uma avaliação de inteligência, é muito subjetivo e difícil de medir. O que é ser inteligente? É saber resolver um teste de matemática ou conseguir resolver situações difíceis?”, exemplifica.

Ele lembra que há cerca de dez dias atendeu um caso parecido na cidade de Jaú, onde é proprietário de um hospital veterinário. “Um cachorro caiu na piscina de uma casa e não conseguia sair. Outro cachorro conseguiu ‘chamar’ o dono que socorreu o amigo e ele passa bem”.

Araújo diz ainda que, com a perda, os cães podem ficar sem comer, apresentar baixa imunidade e, com isso, até manifestar moléstias que antes já estavam incubadas, como a doença do carrapato (erliquiose). Segundo ele, ainda não há como avaliar se com o tempo os cães esquecem as perdas que sofreram, mas ele acredita que sim e cita o filme norte americano Hachiko: A Dog’s Story, de 2009, que recebeu o título Sempre ao seu lado no Brasil. Baseado em uma história real, o filme mostra a lealdade de um cão com seu dono.

Isabele não sabe o que aconteceu com os dos dois cachorros. Ela acredita que o animal morto tenha sido enterrado por uma vizinha em um terreno do bairro e que a cachorra permaneceu nas ruas.