Valesca visita escola onde foi chamada de ‘grande pensadora’
A funkeira Valesca Popozuda fez uma visita ao Centro de Ensino Médio 3 de Taguatinga, no Distrito Federal, onde se encontrou com o professor e alunos envolvidos em uma polêmica questão de uma prova de filosofia. Ela cantou e dançou para os alunos e conversou com Antônio Kubitschek, responsável pela pergunta que a citou como […]
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A funkeira Valesca Popozuda fez uma visita ao Centro de Ensino Médio 3 de Taguatinga, no Distrito Federal, onde se encontrou com o professor e alunos envolvidos em uma polêmica questão de uma prova de filosofia. Ela cantou e dançou para os alunos e conversou com Antônio Kubitschek, responsável pela pergunta que a citou como “grande pensadora contemporânea”. A visita foi feita durante a gravação de um programa de TV.
O encontro foi promovido na manhã de segunda-feira, um mês depois de aplicada a questão sobre a música Beijinho no Ombro. Ela foi acompanhada de Serginho Groisman para um quadro do programa Altas Horas, da Rede Globo, e recebeu assédio de alunos e funcionários, que aproveitaram para tirar fotos e cantar a música de Valesca.
“Uma Selfie com a turma do centro de ensino médio 3 de Taguatinga #Professoravalesca #Turmaaninada #Bagunca #Selfie #Altashoras”, escreveu a funkeira em sua página no Facebook. Muitos alunos e ex-alunos da escola aproveitaram para comentar a passagem da artista por Taguatinga.
A funkeira Valesca Popozuda já havia declarado que desejava conhecer o professor Antonio Kubitscheck, que aplicou uma questão na qual a cantora é chamada de “grande pensadora contemporânea”. Kubitschek afirmou que o objetivo da pergunta era mesmo causar repercussão na imprensa.
Questão polêmica
A questão polêmica aplicada por Kubitscheck estava em uma prova de filosofia e fazia referência à música “Beijinho no ombro”, sucesso de Valesca.
“Segundo a grande pensadora contemporânea Walesca (sic) Popozuda, se bater de frente”, diz a pergunta. Entre as alternativas, o aluno deve escolher entre “É só tiro, porrada e bomba”, “É só beijinho no ombro”, “É recalque” ou “É vida longa”.
Uma fotografia da prova foi compartilhada nas redes sociais e ganhou destaque na imprensa. Após a repercussão, o professor resolveu se explicar e disse que a atitude não teve a intenção de provocar discussões sobre métodos educacionais, e seria um teste para verificar a atuação da imprensa e se ela dá destaque às atividades escolares em momentos positivos ou negativos.
“Tivemos um debate em sala de aula sobre a formação moral, a formação dos alunos, e veio a discussão de como a imprensa participa desses novos valores que vão surgindo. Isso gerou polêmica, e resolvi testar. Há 15 dias tivemos uma exposição fotográfica com fotos tiradas pelos alunos, e a imprensa não veio participar. Resolvi então colocar na minha prova uma questão que gerasse polêmica e chegasse na rede social, que aí, em algum momento, um órgão da imprensa iria pegar”, relata.
Em sua rede social, a funkeira postou um comentário no qual diz que se o professor tivesse usado um trecho de qualquer outro gênero musical, talvez o assunto não tivesse ganhado tanto destaque. “E se fosse MPB ou uma música americana, que tanto é valorizada por nós? Será que daria a mesma polêmica?”, questiona.
Em outro trecho, ela comenta. “Me espanta mesmo é todo mundo se preocupar com uma única questão da prova, sem analisar os termos por trás disso tudo (E se o professor colocou a questão dentro do contexto da matéria? E se o professor quis ser irônico com o sucesso das músicas de hoje em dia?)”
O uso de músicas em provas é um recurso que tem sido adotado com regularidade. A última prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) trouxe letras do músico Gabriel, O Pensador, e da banda Titãs. Também no ano passado, a Universidade de Brasília incluiu o hit Camaro Amarelo, da dupla sertaneja Munhoz & Mariano, e o rap Vida Loka Parte II, dos Racionais MC, na lista das obras musicais da matriz que poderia ser cobrada na primeira etapa do Programa de Avaliação Seriada.
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