A presidente Dilma Rousseff (PT) lançou nesta quarta-feira (18) a segunda etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

De acordo com a presidente, o programa terá a meta de oferecer 12 milhões de vagas em 220 cursos técnicos e 646 cursos de qualificação a partir de 2015.

O mandato de Dilma Rousseff termina neste ano, porém a presidente já afirmou mais de uma vez que pretende transformar o Pronatec em política de Estado.

A presidente não informou quanto o governo federal espera investir nesta etapa do programa. Na primeira fase do Pronatec, que termina neste ano, o investimento estimado pelo governo foi de R$ 14 bilhões.

Na cerimônia, o ministro da Educação, Henrique Paim, afirmou que a primeira etapa do programa já registrou 7,4 milhões de matrículas. Paim se comprometeu a atingir a meta de 8 milhões de matrículas até o final de 2014.

O ministro forneceu alguns números sobre as matrículas do programa: 60% são mulheres, 67% têm idade entre 15 e 17 anos e 68% são negros.