UFMS promove programação de discussão e reflexão sobre as ditaduras civis-militares
Entre os dias 12 e 16 de maio o Curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) promove uma programação de discussão e reflexão sobre as ditaduras civis-militares no Brasil e no Cone-Sul. Serão debatidos no auditório do LAC temas que abarcam as ditaduras e sua interlocução com a educação. Os […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Entre os dias 12 e 16 de maio o Curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) promove uma programação de discussão e reflexão sobre as ditaduras civis-militares no Brasil e no Cone-Sul.
Serão debatidos no auditório do LAC temas que abarcam as ditaduras e sua interlocução com a educação. Os debates acontecem das 13h30min ás 17h00min horas e das 19h00min ás 22h00min horas.
O foco principal será a instrumentalização do conhecimento específico produzido pela academia sobre o tema e sua adequação/adaptação para o ensino de História nas escolas, permitindo assim a efetiva socialização e democratização destes saberes.
Com isso, pretende-se outorgar a comunidade instrumentos para refletir sobre o passado traumático e suas permanências (as violações dos Direitos Humanos por agentes do Estado, por exemplo), mas principalmente para a formação de um pensamento democrático e antiautoritário, fortalecendo a construção da cidadania.
No ano em que se completam 50 anos do golpe que instaurou a ditadura civil-militar no Brasil, é extremamente necessário (re)discutir o período, bem como analisar e entender as rupturas, continuidades e, principalmente, as sequelas deixadas pelas Ditaduras de Segurança Nacional no Brasil e no Cone Sul. O tema é de importância fundamental para a compreensão do presente, e para a valorização e consolidação da democracia.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Em Cassilândia, homem é procurado por ameaça e tentativa de homicídio
O serviço ambulatorial encaminhou a vítima até a Santa Casa para atendimento
VÍDEO: Idoso é atropelado por motociclista sem CNH na Gunter Hans em Campo Grande
Este é o segundo acidente ocorrido na mesma região neste fim de semana, sendo o terceiro registrado na Capital em menos de 24 horas
Embrigado, homem pega enxada e ameaça pai e irmão no loteamento Nova Serrana, na Capital
Caso foi registrado na Depac Cepol na madrugada deste domingo (15)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.