UFMS promove programação de discussão e reflexão sobre as ditaduras civis-militares

Entre os dias 12 e 16 de maio o Curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) promove uma programação de discussão e reflexão sobre as ditaduras civis-militares no Brasil e no Cone-Sul. Serão debatidos no auditório do LAC temas que abarcam as ditaduras e sua interlocução com a educação. Os […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Entre os dias 12 e 16 de maio o Curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) promove uma programação de discussão e reflexão sobre as ditaduras civis-militares no Brasil e no Cone-Sul.

Serão debatidos no auditório do LAC temas que abarcam as ditaduras e sua interlocução com a educação. Os debates acontecem das 13h30min ás 17h00min horas e das 19h00min ás 22h00min horas.

O foco principal será a instrumentalização do conhecimento específico produzido pela academia sobre o tema e sua adequação/adaptação para o ensino de História nas escolas, permitindo assim a efetiva socialização e democratização destes saberes.

Com isso, pretende-se outorgar a comunidade instrumentos para refletir sobre o passado traumático e suas permanências (as violações dos Direitos Humanos por agentes do Estado, por exemplo), mas principalmente para a formação de um pensamento democrático e antiautoritário, fortalecendo a construção da cidadania.

No ano em que se completam 50 anos do golpe que instaurou a ditadura civil-militar no Brasil, é extremamente necessário (re)discutir o período, bem como analisar e entender as rupturas, continuidades e, principalmente, as sequelas deixadas pelas Ditaduras de Segurança Nacional no Brasil e no Cone Sul. O tema é de importância fundamental para a compreensão do presente, e para a valorização e consolidação da democracia.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados