Neste sábado (4), às 9 horas, no plenário do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), será realizado o sorteio das urnas que serão utilizadas na votação paralela.

No Estado, serão sorteadas duas urnas, uma de Campo Grande e outro do interior, que estão com carga de votação oficial e seriam utilizadas nas eleições de domingo. As urnas retiradas do local de votação são substituídas por outras, as quais serão carregadas com os dados oficiais das urnas sorteadas.

A votação paralela é uma forma de auditoria adotada por todos os TREs, como forma de confirmar a segurança da urna eletrônica.

O procedimento ocorre no domingo (5), mesmo dia e horário oficial da votação, sendo acompanhado por representantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS), do Ministério Público, além de fiscais que verificam a assinatura digital dos programas e o resumo digital. Em seguida, os participantes, antes de votar na urna eletrônica, revelam aos fiscais em quem votarão e registram sua escolha também em um terminal de apuração independente da urna.

Depois, é feita a comparação do resultado da votação revelado pelo participante com o resultado registrado no boletim de urna. O objetivo é mostrar que o que foi digitado no teclado da urna corresponde realmente à escolha do eleitor.