Tem sinal aí? Celulares mudos e problemas nas ligações irritam clientes em Campo Grande

Segundo o Procon, operadora de telefonia celular já admitiu dificuldade técnica que tem deixado clientes com problemas para completar e receber ligações, mas não deu previsão de solução. Chamadas caem antes mesmo de chamar.

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Segundo o Procon, operadora de telefonia celular já admitiu dificuldade técnica que tem deixado clientes com problemas para completar e receber ligações, mas não deu previsão de solução. Chamadas caem antes mesmo de chamar.

Ligação que não completa, sem sinal de internet e muita raiva. São inconvenientes que clientes da operadora de telefonia Claro têm sofrido nos últimos dias, em Campo Grande (MS). Em alguns casos, a falha no sinal de internet acontece há um mês.

A secretaria Julliana Rodrigues conta que o celular de seu marido está sem internet desde 20 de maio de 2014. Além do problema na rede, ela também não consegue receber, nem efetuar ligações. “Só recebo mensagens de que alguém me ligou, mas meu celular não toca e quando vou fazer uma ligação ela encerra antes mesmo de dar o primeiro toque”, reclama.

Na tentativa de resolver o problema, Julliana afirma que já perdeu as contas de quantas vezes ligou para operadora. “Toda vez que ligamos eles falam que é problema na região”. Sobre o problema na internet, a Claro já a orientou para o processo de configuração manual, que envolve entrar na configuração do celular e registro de senha da própria operadora. Mesmo assim, o problema de sinal da internet persiste, segundo Juliana.

Com o trabalho de vendas pela internet, o serviço de seu marido fica ainda mais prejudicado com o problema da operadora. “É o principal meio de venda dele, whatsapp e facebook e, com essa ‘conversa’ da Claro ele fica limitado, o que tem atrapalhado as vendas”.

A aposentada Damasia Ovelar Bucciotti é outra cliente que entra para o rol dos consumidores insatisfeitos com a operadora. “Ninguém consegue me ligar e nem eu, sem contar que cada vez que recebia ligações descontava 0,35 centavos dos meus créditos”, reclama. Ao ligar na operadora, a atendente disse que não constava nada de diferente e pediu para que ela voltasse a ligar no dia seguinte. Segundo Damasia, o problema durou três dias. “O problema está muito, tentei ligar em vários números e não consegui”.

Sem sinal

A advogada pública do Procon/MS (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor), Rosemeire Cecília da Costa, disse que já entrou em contato com a responsável pelas negociações da Claro e a operadora confirmou o problema de sinal, verificado desde a última quarta-feira (11). “Eles confirmaram a dificuldade e, desde então, cobramos efetividade na resolução disso”, afirma.

Ainda de acordo com a advogada, a operadora prometeu verificar o problema e resolver a situação, mas não especificou prazo para isso.

Outro problema que Rosemeire aponta é a reclamação de consumidores que não conseguem entrar em contato com a Claro, por meio do Call Center. “Também precisa resolver esse problema, pois temos conhecimento de, pelo menos, quatro trabalhadores autônomos que precisam da internet para o trabalho e não conseguem”, ressalta.

Sobre o caso específico de Julliana, que perdura há um mês, a advogada recomenda que a cliente realize reclamação formal no Procon. “Ela pode vir ou ligar no 151 e fazer a denúncia”.

Claro

O Midiamax tentou entrar em contato com a operadora. A princípio, a reportagem conversou com um funcionário de uma das lojas, que recomendou o contato com a assessoria da Claro, em Campo Grande. No entanto, ele adiantou que foi repassada a informação de problema no sinal.

Procurada pelo Midiamax, a assessoria de comunicação da Claro informou somente que a situação de sinal em Mato Grosso do Sul é considerada dentro da normalidade. A empresa afirma, ainda, que a Claro tem investido em estrutura que garanta a qualidade de serviços prestados.

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