Pular para o conteúdo
Geral

Taxistas denunciam cooperativas por proibir uso de aplicativo que facilita corrida

Taxistas de Campo Grande estão denunciando suas cooperativas de proibirem o uso do aplicativo de celular Easy Taxi, que facilita a comunicação diretamente com o cliente, descartando o intermédio da empresa. Na Capital hoje atuam aproximadamente 1.200 profissionais de táxi. O principal meio de chamada para o serviço é o telefone, em que o usuário […]
Arquivo -

Taxistas de estão denunciando suas cooperativas de proibirem o uso do aplicativo de celular Easy Taxi, que facilita a comunicação diretamente com o cliente, descartando o intermédio da empresa.

Na Capital hoje atuam aproximadamente 1.200 profissionais de táxi. O principal meio de chamada para o serviço é o telefone, em que o usuário faz contato para uma das centrais de rádio. O tempo de espera médio entre o pedido e a chegada do carro é de 12 minutos, segundo dados do Sindicato dos Taxistas de Campo Grande.  

Com o aplicativo que pode ser baixado em celulares de tecnologia iOS, Android, Windows Phone e Blackberry, o taxista pode ir direto para a corrida enquanto não é contactado pela empresa e assim ampliar seus ganhos.

“E é por isso que a quase ‘máfia’ não querem. Os chefes querem manter o domínio e o lucro sempre”, ressaltou um taxista que preferiu não se identificar.

Segundo o chefe executivo e um dos fundadores da Easy Taxi, Tallis Gomes, a proibição é completamente inconstitucional. “O brasileiro tem o direito de ir e vir e o que estão fazendo é retirar este direito. O taxista gastou seu próprio dinheiro para adquirir seu celular para baixar o aplicativo e a rádio-táxi, que geralmente já cobra taxas abusivas do trabalhador, bloqueia ele de complementar a sua renda”, criticou.

Além disso, a empresa recebeu inúmeras denúncias de campo-grandenses dizendo que seus chefes afirmam que o aplicativo atrapalha o uso do GPS. “Ainda estão caluniando nossa empresa, falando que causa problemas. Isso na verdade é um mecanismo protecionista para manter o domínio para o mercado e a população fica ver navios também”, ressaltou Tallis.

Lançada em abril de 2012, a Easy Taxi, pioneira no serviço móvel de chamada de táxi na América Latina, atua hoje em 24 países, 92 cidades, sendo 37 delas no e é considerado o maior aplicativo de serviços mobile do mundo e já registrou 4 milhões de downloads.

O outro lado

Presidente de uma cooperativa de táxi, a Coopertaxi, Flávio Panissa explica a versão dos empresários sobre a restrição do aplicativo. “A intenção da cooperativa é trabalhar em grupo e dar lucro ao grupo, baseado em rateio. Então, como vamos fortalecer com algo que não é do interesse coletivo do grupo? Vamos ficar assumindo um risco de uma empresa que não a nossa? Não tem sentido”, afirmou o dirigente que deseja dos seus cooperados a priorização do aplicativo da própria cooperativa, o Coopertaxi MS.

Panissa confirmou que baseado no estatuto da empresa foi bloqueado o Easy Taxi para os associados. “Se eles querem baixar que utilizem uma frota própria e não a nossa. Já cobramos um valor simbólico do permissionário, somos regulamentados, pagamos impostos para a prefeitura, temos segurança jurídica em caso de processos, não cobramos nada de taxista auxiliar, então não tem porque privilegiar empresa de fora se o objetivo é fortalecer o próprio parceiro da empresa”, concluiu.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem morre após ser arremessado para fora do veículo em acidente na BR-463

IBGE lança mapa-múndi invertido, com o Sul no topo

arsenal

Arsenal empata com o campeão Liverpool após estar perdendo por 2 a 0

Mãe que faleceu em acidente na BR-163 comemorou viagem dias antes: “aproveitar um pouco”

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

Mãe que faleceu em acidente na BR-163 comemorou viagem dias antes: “aproveitar um pouco”

Entre o aniversário do pai e o Dia das Mães, Joaquim resgata memória levada pela Covid

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

De analista de marketing a fisioterapeuta, Funtrab oferta mais de 3 mil vagas de trabalho em MS

Os interessados devem comparecer até a Fundação com RG, CPF e Carteira de Trabalho

Polícia

Foragido da polícia, homem tenta se passar pelo irmão e acaba preso na UPA Coronel Antonino

Homem procurou atendimento médico porque acreditava que tinha quebrado o pé, mas raio-x não apontou fraturas

Transparência

Sidrolândia gastará R$ 2,7 milhões com reparos e manutenção de áreas públicas

Serviços em áreas públicas de Sidrolândia caberão às empresas selecionadas a partir do chamamento público, válido por 12 meses

Cotidiano

Fim de semana de vacinação contra gripe passa de 5,7 mil doses aplicadas

Campo Grande enfrenta surto de doenças ligadas aos sistema respiratório com histórico originado a partir da gripe