Os candidatos a um curso de nível superior que participaram a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio já podem desde a meia-noite de hoje acessar o portal do Ministério da Educação para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O sistema reúne instituições de ensino federais que consideram apenas o desempenho do candidato no Enem para o ingresso. Até as 12h desta segunda-feira, 557.960 mil candidatos já haviam feito 1.068.659 inscrições – cada um pode escolher até dois cursos –, superando o primeiro dia de inscrições do ano passado, que registrou 593 mil inscritos.

Nesta edição do Sisu serão ofertadas 171.401 vagas em 115 instituições. Segundo dados do MEC, o número de instituições e, consequentemente, de vagas vem aumentando desde 2010. Para comparação, no primeiro semestre do ano passado, foram ofertadas 129,3 vagas. Na ocasião, 1,94 milhões de candidatos se inscreveram.

As inscrições poderão ser realizadas até 23h59 da sexta-feira, dia 10. Ao longo da semana, os candidatos poderão trocar suas opções de curso com base nas informações de nota de corte que forem se desenhando – esses dados estarão no sistema a partir de terça-feira. “O candidato tem de continuar acompanhando até o último dia de inscrição. O estudante pode alterar sua opção de escolha quantas vezes quiser”, afirmou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.