Sesau inicia 2ª feira nova etapa de vacina contra HPV que entra no calendário básico
A segunda etapa da vacinação contra o HPV (papilomavírus humano) começa na próxima segunda-feira (1º) em Campo Grande e em todo o Brasil. A vacina é destinada às 19.625 meninas entre 11 e 13 anos, incluindo as que já tomaram a primeira dose e também para as que ainda não se vacinaram. As doses já […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A segunda etapa da vacinação contra o HPV (papilomavírus humano) começa na próxima segunda-feira (1º) em Campo Grande e em todo o Brasil. A vacina é destinada às 19.625 meninas entre 11 e 13 anos, incluindo as que já tomaram a primeira dose e também para as que ainda não se vacinaram. As doses já foram encaminhadas às 62 Unidades Básicas de Saúde da Capital, que funcionam das 7 hors às 11 horas e das 13 horas às 17 horas.
A meta do Ministério da Saúde é garantir uma cobertura de 80% entre a população alvo. A inclusão do imunizante no programa nacional iniciou neste ano. Em 2015, a vacina está prevista para incluir adolescentes de 9 a 11 anos. Para população indígena, a faixa etária para vacinação é, desde já, nessa faixa de idade (entre nove e 13 anos).
A primeira dose da vacina atingiu 76% dessa população, representando 14.988 adolescentes. Essa etapa que também foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo Grande, levou a vacinação até as escolas públicas e particulares, no período de março a abril deste ano.
“A segunda dose, aplicada seis meses depois da primeira, é essencial para garantir a proteção contra o HPV, vírus que está associado com o aparecimento do câncer de colo de útero”, explica a gerente técnica de Imunização da Sesau, Cássia Tiemi Kanaokka. Ela ressalta ainda que a terceira dose da vacina, para reforço, deve ser aplicada cinco anos após a aplicação da primeira dose.
A vacina protege contra quatro tipos de vírus. Dois desses tipos são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero, que é o terceiro mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e colorretal. Além disso, é a terceira causa de morte de mulheres por câncer. Uma terceira dose da vacina, para reforço, deve ser dada 5 anos depois da aplicação da primeira dose.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Mulher é resgatada de cárcere após ex-genro encontrar bilhete com pedido de socorro em Campo Grande
Suspeito foi preso e levado para a delegacia
Casal que deu apoio a fuga de garupa que executou motociclista é preso na BR-060 em Campo Grande
Júnior Ferreira de Souza foi executado com tiros no rosto e nas costas na Rua dos Pioneiros na noite de sexta-feira (13)
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.