Se você precisa marcar uma consulta com neurocirurgião em alguma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Campo Grande, prepare-se para esperar. Sem especialistas nos postos de saúde, o cidadão tem que agendar consulta e aguardar vaga, que pode demorar de seis meses a um ano.

Rosinez Espinosa, 44, faqueira, foi ao posto de saúde do Parque do Sol nesta segunda-feira (25), tentar marcar consulta para ela e para sua neta. “Tinha tentado marcar consulta no início do mês e mandaram-me voltar hoje. Avisaram-me que meu pedido é muito recente e que deve demorar entre seis meses e um ano para sermos atendidas”, conta.

A faqueira está com inchaço na cabeça há vinte dias, já teve quatro lapsos de memória e princípio de infarto. Toma duas doses de medicamento para dor neuropática por dia. “Preciso de um diagnóstico urgente, para saber se tenho que fazer cirurgia”, revela.

Rosinez alegou a urgência de seu caso e também de sua neta de nove anos, que teve um surto e tem que descobrir qual doença tem, e foi informada que há situações piores e pedidos mais antigos que têm que ser atendidos primeiro.

“Continua muito ruim a saúde pública. É muito tempo para esperar. Vou ter que procurar atendimento particular e gastar o pouco dinheiro que tenho”, reitera.

A Prefeitura de Campo Grande informou que não há especialistas nas UBS da cidade e que as consultas são agendadas para o Centro de Especialidades Municipal (CEM).