Recurso cria “atalho” para controle de privacidade no Facebook

O Facebook lança nesta quinta-feira o recurso Verificação de Privacidade, que facilita a vida do usuário que quer revisar e/ou alterar as opções de privacidade relativas a suas atividades na rede social. Cadastrados de todo o mundo — inclusive os 89 milhões de brasileiros que visitam o serviço mensalmente — terão acesso ao serviço nas […]

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O Facebook lança nesta quinta-feira o recurso Verificação de Privacidade, que facilita a vida do usuário que quer revisar e/ou alterar as opções de privacidade relativas a suas atividades na rede social. Cadastrados de todo o mundo — inclusive os 89 milhões de brasileiros que visitam o serviço mensalmente — terão acesso ao serviço nas próximas horas: o recurso será exibido na parte superior do feed de notícias.

A Verificação é dividida em três etapas. A primeira permite verificar o grau de privacidade das informações publicadas pelo proprietário da conta. A segunda diz respeito aos aplicativos e ao acesso deles às informações pessoais. Finalmente, na terceira, o usuário pode definir o grau de visibilidade dos dados pessoais, sua “biografia” — informações sobre profissão, formação acadêmica etc. Três informações seguem públicas por padrão e não podem ser modificadas: nome, imagem do perfil e da capa.

Segundo o Facebook, o novo recurso pretende dar maior visibilidade às regras da rede. “Criamos este atalho adicional para facilitar o controle sobre as configurações de privacidade”, afirmou ao site de VEJA Camila Fusco, diretora de comunicação do Facebook no Brasil. Os usuários que não desejarem aderir ao convite para realizar os ajustes poderão ignorar o aviso e retornar às configurações disponíveis no cadeado ilustrado na parte superior direita da página principal.

A iniciativa da rede de Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook, não ocorre à toa. Queixas sobre exposição indevida de informações de usuários já são antigas na rede. Entre 2008 e 2010, a companhia americana foi duramente criticada por afrouxar regras, expondo mais seus usuários. Desde então, a companhia não poupa esforços para melhorar sua imagem junto a usuários e órgãos regulatórios.

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