Dos 24 deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, quase todos estão de olho na reeleição. Além do presidente, Jerson Domingos (PMDB), que deve ir para o Tribunal de Contas do Estado no fim do ano, outros dois estão em dúvidas e um pretende disputar uma vaga na Câmara dos Deputados.

Da bancada do PT, os quatro vão se candidatar à reeleição. Pedro Kemp, Cabo Almi, Laerte Tetila e Amarildo Cruz vão se empenhar este ano para permanecerem no cargo. Amarildo foi o único que não cumpriu os quatro anos de mandato. O petista assumiu a cadeira deixada pelo prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), no início de 2013.

O PMDB tem seis deputados e apenas um não vai disputar a reeleição porque tem planos de ir para o Tribunal de Contas do Estado. Os cinco restantes Marquinhos Trad, Eduardo Rocha, Júnior Mochi e Maurício Piccarelli e o deputado licenciado Carlos Marun vão brigar para continuarem no legislativo estadual. Marun vai retornar em abril quando termina o prazo de desincompatibilização.

Os tucanos que hoje são quatro, mas depois de abril reduziram para três com a saída de Professor Rinaldo para o retorno de Marun. Rinaldo assumiu a cadeira quando o peemedebista foi nomeado secretário do Estado de Habitação. Rinaldo vai tentar voltar a Assembleia no próximo mandato e Dione Hashioka e Onevan de Matos tentarão a reeleição. Já Márcio Monteiro vai disputar para deputado federal.

Entre os deputados do PR, apenas Londres Machado ainda não definiu se tentará sua 12ª reeleição. Paulo Corrêa e Antônio Carlos Arroyo disputarão a eleição para o mesmo cargo.

Os deputados do PTdoB – Mara Caseiro e Marcio Fernandes – e do PDT – Felipe Orro e o mais novo filiado George Takimoto, que deixou o PSL no ano passado – todos concorrerão para ficarem na Assembleia.

Dos novos partidos, Pros e Pen, Osvane Ramos e Lauro Davi e Lidio Lopes, respectivamente, também vão lutar para não deixarem o Legislativo. E do tradicional DEM, Zé Teixeira continua indeciso se tentará a reeleição.