Nenhuma empresa de anestesiologia se interessou pelo pregão realizado nesta segunda-feira (12) pelo Hospital Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (HU/UFMS). Com isso, o HU continua sem realizar as cirurgias eletivas – com data marcada.

Segundo o edital, o pregão previa a contratação de 12 médicos da área, em um custo prévio de R$ R$ 32.500,00 por mês. Até novembro de 2013, o HU tinha contrato com a cooperativa de médico Servan – Anestesiologia e Tratamento de Dor.

Porém a direção-geral do hospital optou por não prorrogar o contrato após entender que não era correto o pagamento tendo por referência a CBHPM – Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos. A Polícia Federal (PF) já indiciou oito diretores e ex-diretores da Servan por formação de cartel pelo uso desta tabela, criada pelos próprios médicos e considerada abusiva pela PF.

Para tanto um novo pregão foi aberto tipo menor preço por item (critério de julgamento das propostas maior desconto percentual concedido), porém sobre valores estabelecidos pela tabela SIGTAP – Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS concomitante com o Manual Técnico Operacional do Sistema de Informação Hospitalar do SUS).

A vigência para o novo contrato seria de 12 meses. A reportagem entrou em contato com a assessoria do HU, porém a mesma só tem expediente pela manhã e portanto não foi possível confirmar se um novo pregão será aberto e qual será a nova data, já que a assessoria da UFMS disse que, apesar do vínculo institucional, não é responsável por repassar informações sobre o hospital.