Policiais Militares Ambientais de Costa Rica (MS) autuaram ontem (21) uma empresa com sede na cidade de Água Boa (MT), por derramamento de óleo diesel, causando poluição do solo e da vegetação. O fato ocorreu em razão de um acidente com uma carreta bitrem, carregada com 42 mil litros de diesel, em uma plantação de algodão, contaminando o solo. O veículo saíra da cidade de Alto Taquari (MT) e seguia para Água Boa (MT).

O tombamento da carreta afetou a tampa do tanque e houve derramamento de parte do combustível, que contaminou uma área de 0,2 hectare à margem da rodovia, nas proximidades da nascente de um córrego chamado Formoso.

Diante dos danos ambientais, a PMA confeccionou um auto de infração, sendo arbitrada multa no valor de R$ 10.000,00 contra a empresa. Os responsáveis poderão responder por crime culposo de poluição. A pena para este crime é de seis meses a um ano de detenção.

A empresa foi notificada a realizar a remoção do material contaminante e a recuperação da área degradada. Os trabalhos começaram ontem mesmo.