O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2013 confirma a recuperação gradual da atividade econômica, afirmou nesta quinta-feira o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, ressaltando a retomada dos investimentos.

“Não obstante o crescimento mais intenso das exportações em 2013, relativamente ao ano anterior, a demanda doméstica continuou sendo o principal suporte da economia, com destaque para a recuperação dos investimentos”, disse Tombini por meio de comunicado.

A economia brasileira cresceu 0,7 por cento no quarto trimestre de 2013 na comparação com os três meses anteriores e fechou o ano passado com expansão de 2,3 por cento. Contudo, analistas avaliaram que o resultado ainda não é suficiente para trazer mudança geral das expectativas de que 2014 será mais fraco.

No resultado de 2013 como um todo, a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) –medida de investimentos– registrou alta de 6,3 por cento sobre o ano anterior, passando a ter participação positiva no resultado anual, de 1,3 ponto percentual.

Segundo Tombini, o desempenho da economia brasileira no ano passado alimenta expectativas de continuidade do crescimento nos anos seguintes.

“As mudanças na composição da demanda e da oferta fortalecem as perspectivas de continuidade do atual ciclo de crescimento neste e nos próximos anos, processo este que tende a se apoiar nos sólidos fundamentos da economia brasileira, na robustez do mercado interno e no ambiente de intensificação da atividade global”, acrescentou.