Percepção negativa do Brasil cresce, mas país mantém posição em ranking
A percepção negativa do Brasil no exterior aumentou pelo segundo ano consecutivo, segundo pesquisa do Serviço Mundial da BBC divulgada nesta quarta-feira. Dentre os 23.542 participantes de 24 países consultados entre 2013 e 2014 pelo estudo, conduzido pelas empresas GlobalScan e Pipa, 26% disseram ter uma visão majoritariamente negativa do Brasil, um aumento de 5 […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A percepção negativa do Brasil no exterior aumentou pelo segundo ano consecutivo, segundo pesquisa do Serviço Mundial da BBC divulgada nesta quarta-feira.
Dentre os 23.542 participantes de 24 países consultados entre 2013 e 2014 pelo estudo, conduzido pelas empresas GlobalScan e Pipa, 26% disseram ter uma visão majoritariamente negativa do Brasil, um aumento de 5 pontos porcentuais em relação à edição do ano passado.
Este foi o segundo aumento seguido medido pela pesquisa. Entre 2011 e 2012, a percepção negativa do Brasil no âmbito global havia crescido de 18% para 21% dos participantes.
Ao mesmo tempo, o percentual de participantes que têm uma visão majoritariamente positiva do Brasil caiu no último ano, de 46% para 45%, o mesmo patamar de 2012.
Boa imagem
Ainda assim, o Brasil continua a ter uma das melhores percepções entre os 16 países incluídos na pesquisa, que ainda analisou a imagem da União Europeia.
O país tem a sétima melhor avaliação positiva e a quinta menor avaliação negativa entre todos os países analisados.
A Alemanha é o país com a melhor imagem no mundo, com 60% de avaliações positivas, um aumento de 1% em relação ao ano anterior.
O país é seguido pelo Canadá, com 57% de avaliações positivas, e pelo Reino Unido, com 56%.
O Irã é o pior país avaliado, com 16% de avaliações positivas e 60% de negativas, seguido pelo Paquistão, com 16% de avaliações positivas e 58% de negativas, e pela Coréia do Norte, com 19% de avaliações positivas e 58% de negativas.
Entre os 24 países onde a pesquisa foi realizada, 17 têm uma visão majoritariamente positiva do Brasil. A melhor avaliação foi obtida em Gana, com 65% de percepções positivas, seguido pelo Chile, com 62%, e pelo Peru, com 61%.
No entanto, apesar do Brasil ainda ser visto com bons olhos por 47% dos britânicos, a proporção de avaliações negativas saltou de 27% para 39% no último ano e atingiu seu maior índice desde que o Brasil passou a fazer parte do estudo, em 2008.
As opiniões estão divididas em quatro países – Israel, Índia, Turquia e Espanha.
Uma análise mais detalhada do caso espanhol indica, no entanto, que a imagem brasileira piorou no último ano – as avaliações positivas caíram 23 pontos percentuais, enquanto as negativas subiram.
Dois países têm uma visão majoritariamente negativa do Brasil: Alemanha e Paquistão.
A Alemanha é onde o Brasil tem sua pior imagem: 59% dos participantes deste país avaliaram o país negativamente, um aumento de 19 pontos em um ano.
Rússia em queda
A imagem da Rússia também não vai bem: piorou em 13 dos 24 países analisados. O país obteve sua pior avaliação no estudo desde que ele começou a ser realizado, em 2005.
Dentre todos o que avaliaram a Rússia, 45% dizem ter uma opinião majoritariamente negativa do país, um aumento de 4 pontos percentuais em um ano, e só 31% o avaliam positivamente.
Os responsáveis pelo estudo ressaltam que ele foi conduzido em grande parte antes da anexação da península da Crimeia pela Federação Russa.
A imagem dos Estados Unidos e da União Europeia também pioraram.
Foi o terceiro ano de queda para os americanos. As avaliações positivas caíram de 45% para 42%, enquanto as avaliações negativas aumentaram de 34% para 39%.
Já quanto à União Europeia, as avaliações positivas caíram de 49% para 47%, e as negativas cresceram de 24% para 27%.
Em três países que formam o bloco – Espanha, Alemanha e França -, a imagem da União Europeia piorou, com aumento das avaliações negativas e queda das positivas.
O Reino Unido foi o país com a maior melhora em sua imagem desde o início da pesquisa.
Nos últimos dez anos, suas avaliações positivas aumentaram 6 pontos percentuais, para 58%, enquanto as avaliações negativas caíram 8 pontos, para 21%.
Ao mesmo tempo, a China foi o país que teve a maior piora em sua imagem na última década.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Mulher é resgatada de cárcere após ex-genro encontrar bilhete com pedido de socorro em Campo Grande
Suspeito foi preso e levado para a delegacia
Casal que deu apoio a fuga de garupa que executou motociclista é preso na BR-060 em Campo Grande
Júnior Ferreira de Souza foi executado com tiros no rosto e nas costas na Rua dos Pioneiros na noite de sexta-feira (13)
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.