Papa pede fim de ‘crise humanitária’ no Iraque
O papa Francisco fez um novo apelo para que a situação humanitária no Iraque seja resolvida. “Renovo meu apelo a todos os homens e mulheres que tem responsabilidades políticas para que usem todos os meios possíveis para resolver a crise humanitária”, escreveu o Pontífice ao presidente do Iraque, Fuad Masum. A carta, que foi entregue […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O papa Francisco fez um novo apelo para que a situação humanitária no Iraque seja resolvida. “Renovo meu apelo a todos os homens e mulheres que tem responsabilidades políticas para que usem todos os meios possíveis para resolver a crise humanitária”, escreveu o Pontífice ao presidente do Iraque, Fuad Masum.
A carta, que foi entregue por seu enviado especial ao território iraquiano, o cardeal Fernando Filoni, foi divulgada nesta quinta-feira (21) pelo gabinete presidencial em Bagdá.
Bergoglio se solidarizou com as pessoas que estão sendo perseguidas e mortas por não professarem a fé dos terroristas do grupo Estado Islâmico, também conhecido como Isis.
“Rogo-vos com o coração cheio de dor enquanto ocorre o sofrimento brutal de cristãos e de outras minorias religiosas.
Eles são obrigados a deixar suas casas enquanto veem destruídos seus locais de culto”, escreveu o sucessor de Bento XVI.
Francisco ainda colocou no texto as razões de ter enviado um representante oficial do Vaticano para a região. “Pedi ao cardeal Filoni para ir ao Iraque para demonstrar minha preocupação, e de toda a Igreja Católica, pelo sofrimento do povo que tem como único objetivo viver em paz, em harmonia e em liberdade na terra de seus genitores. Nesses trágicos momentos peço à Sua Excelência que receba o cardeal Filoni como meu enviado pessoal, demonstrando a gratidão por tudo aquilo que o povo iraquiano está fazendo para aliviar o sofrimento de seus irmãos e irmãs’, disse o Pontífice.
Na manhã desta quinta-feira, o cardeal enviado do Papa voltou ao Vaticano e fez um relatório ao líder da Igreja Católica sobre a situação dos refugiados em Irbil. Filoni também relatou ao Papa como foram seus encontros com as autoridades iraquianas e do Curdistão. Tanto o Iraque quanto a Síria veem o avanço do grupo Estado Islâmico em diversas partes do território dos países. Os terroristas são responsáveis por inúmeras perseguições e execuções “chocantes”, como a decapitação em frente às câmeras de um jornalista norte-americano. Autoridades de todo o mundo estão ajudando militar e humanitariamente as pessoas atingidas. O intuito do grupo extremista é formar um governo único, sem fronteiras, do Mediterrâneo ao Golfo Pérsico, como existia nos tempos medievais.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Casal que deu apoio a fuga de garupa que executou motociclista é preso na BR-060 em Campo Grande
Júnior Ferreira de Souza foi executado com tiros no rosto e nas costas na Rua dos Pioneiros na noite de sexta-feira (13)
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.