Papa pede a valorização da família tradicional, que é o ‘plano de Deus’
O papa Francisco pediu nesta quinta-feira que os cardeais convocados em consistório valorizem a família tradicional que, segundo ele, “é desprezada, maltratada”, mas que continua sendo “o plano luminoso” de Deus. Cerca de 150 cardeais do mundo inteiro responderam ao chamado do Papa e se reuniram nesta quinta-feira na Sala do Sínodo, no Vaticano, para […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O papa Francisco pediu nesta quinta-feira que os cardeais convocados em consistório valorizem a família tradicional que, segundo ele, “é desprezada, maltratada”, mas que continua sendo “o plano luminoso” de Deus.
Cerca de 150 cardeais do mundo inteiro responderam ao chamado do Papa e se reuniram nesta quinta-feira na Sala do Sínodo, no Vaticano, para o primeiro dia deste consistório dedicado à família.
A polêmica questão dos divorciados que voltam a se casar e seu acesso à comunhão foi um dos assuntos abordados pelo cardeal alemão Walter Kasper, que iniciou os trabalhos com uma reflexão de duas horas.
Contudo, o prelado não mencionou a união entre homossexuais, segundo o porta-voz da Santa Sé, o padre Federico Lombardi.
Coube a Kasper, a pedido do papa Francisco, indicar os caminhos teológicos para a reflexão dos cardeiais.
Sobre os divorciados que se casam novamente, o cardeal Kasper, “em profunda sintonia” com o Papa sobre as questões da família, convidou os cardeias a “encontrar um caminho respeitando o binômio” da fidelidade à palavra de Cristo sobre a sacralidade do casamento, e da misericórdia, prioridades do Papa, de acordo com o padre Lombardi.
O prelado alemão ressaltou que “as dimensões pastorais e jurídicas (do direito canônico) não devem estar em oposição” para os divorciados que voltam a se casar, convidando-os a ir além do “rigor”, informou o padre Lombardi.
Ao dissertar sobre a visão bíblica da família, o cardeal Kasper seguiu as recomendações do Papa, que havia convidado a “uma profunda reflexão que não se perde na casuística”.
“Trata-se de evitar uma fragmentação do discurso sobre situações muito específicas”, o que seria o caso se “situações difíceis fossem listadas”, acrescentou o porta-voz.
O esforço não consiste em repetir uma doutrina bem conhecida, mas retornar ao que é a “essência” das posições da fé cristã sobre a família, o Evangelho, insistiu.
Como de costume, o Papa emitiu uma mensagem concisa ao consistório, clara e enérgica.
“A família é atualmente desprezada, maltratada, e o que nos pedem é que reconheçamos como é bonito, verdadeiro e bom formar uma família, ser uma família atualmente, que é indispensável para o futuro da humanidade. Pedem-nos que coloquemos em evidência o luminoso plano de Deus sobre a família”, afirmou o papa Francisco.
O Papa argentino explicou em poucas palavras, apoiando-se na mais pura tradição bíblica, a união de Adão e Eva, a ideia de descendência.
“A família é a célula básica da sociedade humana. Desde o princípio, o Criador colocou a sua bênção sobre o homem e a mulher para serem fecundos e se multiplicarem sobre a terra; e assim família representa o mundo como um reflexo de Deus”, acrescentou.
Os cardeais realizarão várias sessões de 10 horas até sexta-feira sobre o tema da pastoral familiar, diante das delicadas evoluções na sociedade (divórcios frequentes, contracepção generalizada, convivência fora do casamento, casais homossexuais).
Este consistório é a primeira grande cúpula da Igreja católica desde o conclave que elegeu Francisco no dia 13 de março de 2013 para substituir Bento XVI.
No sábado, na Basílica de São Pedro, o Papa entregará 18 barretes a seus novos cardeais. O velho cardeal Loris Francesco Capovilla, de 98 anos, não poderá estar presente.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.