O Prefeito de Campo Grande (MS), Gilmar Olarte (PP), anunciou neste domingo (11) a criação da Coordenadoria Municipal dos Assuntos Indígenas, que terá como objetivo promover a interlocução entre os indígenas e a Prefeitura. O anúncio foi feito durante a comemoração dos 12 anos da fundação da Aldeia Água Bonita, nesta manhã.

De acordo com o prefeito, o intuito, com a criação da coordenadoria, é pleitear recursos federais para viabilização de projetos e obras que garantam qualidade aos representantes das etnias que vieram para a Capital.

O prefeito assumiu, ainda, o compromisso de levar adiante a reivindicação da aldeia urbana -localizada próxima ao conjunto Tarsila do Amaral, em Campo Grande – sobre a regularização fundiária de 14 hectares, onde quase 130 famílias vivem acampadas há, pelo menos, 12 anos.

As áreas pertencem ao Governo do Estado e por estarem localizadas fora do perímetro urbano, serviços públicos, como rede de água, energia e transporte coletivo, não chegam até a comunidade. Uma equipe da Agência Municipal de Habitação e da Planurb deve realizar os estudos que terão de ser submetidos ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU).

Olarte afirmou, ainda, que a Prefeitura fará sua parte para incorporar a área do acampamento à zona urbana de Campo Grande. De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, Gilmar Olarte se reunirá na próxima quarta-feira (14) com a bancada federal do Mato Grosso do Sul para tratar da possibilidade de viabilização de recursos para a construção de um conjunto habitacional.