Oposicionistas decidiram renunciar após fracassar na tentativa de afastar o presidente eleito nas últimas eleições. A eleição dos novos conselheiros foi acompanhada de perto pelo Conselho Federal da OAB.

Após vários episódios de conflito, a Seccional Mato Grosso do Sul da Ordem dos Advogados dos Brasil tem nova diretoria a partir desta sexta-feira (28). O presidente eleito nas últimas eleições, Júlio César Souza Rodrigues, empossou os novos diretores após renúncia coletiva de membros da diretoria que se rebelaram e passaram à oposição sistemática.

O grupo oposicionista fez última tentativa de afastar o presidente Julio ao impetrar pedido de liminar junto ao Conselho Federal em reunião do último dia 17. Mas diante de mais um insucesso anunciou no dia 24 a renúncia coletiva.  Na sessão ordinária do Conselho, nesta sexta-feira, o presidente Júlio empossou todos os integrantes da nova diretoria.

O Conselheiro Federal Aleife Mohamed Hajj participou da sessão em Campo Grande e acompanhou o legitimado estatutariamente.

Segundo o presidente, após a renúncia coletiva de 49 membros oposicionistas continuaram 15 integrantes. Com dez titulares e cinco suplentes, a diretoria foi recomposta em procedimento acompanhado de perto pelo Conselho Federal. “Para que a OAB continuasse as atividades, já que os renunciantes exerciam funções regimentais, designei os conselheiros provisórios”, explica.

A diretoria provisória convocou os advogados que preenchem as condições de elegibilidade para exercer as atribuições do cargo de conselheiro na sessão e votaram a diretoria permanente.

Júlio lembra que os Conselheiros foram eleitos conforme prevê o regulamento legal, em razão de vacância e extinção dos cargos dos conselheiros que renunciaram, e isso dá a eles o direito de eleger a diretoria efetiva.

Desta forma, foram eleitos para vice-presidente José Belga Assis Trad, para secretário-geral, Gustawo Adolpho de Lima Tolentino, para diretor-tesoureiro, Diego Neno Rosa Marcondes, e, para secretário-geral adjunto, Luiz Carlos Saldanha Rodrigues Jr.