Pular para o conteúdo
Geral

OAB cria Comissão Especial para combater o aumento de casos de violência contra a mulher

Com 208 registros de violência contra a mulher nos 15 primeiros dias deste ano em Mato Grosso do Sul e 5.640 boletins de ocorrência registrados somente em Campo Grande envolvendo mulheres em 2013, a OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul) anunciou a criação de Comissão Provisória de Combate à Violência Doméstica […]
Arquivo -

Com 208 registros de violência contra a mulher nos 15 primeiros dias deste ano em Mato Grosso do Sul e 5.640 boletins de ocorrência registrados somente em envolvendo mulheres em 2013, a OAB-MS (Ordem dos Advogados do em Mato Grosso do Sul) anunciou a criação de Comissão Provisória de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher para nortear formas de apoio às vítimas. “A situação chegou ao extremo. Não podemos mais esperar do poder público. Precisamos contribuir nas discussões e no incentivo de políticas públicas mais eficazes”, diz o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues.

A Comissão será presidida pela advogada e professora universitária Tatiana Ujacow e tem como membros Rosângela Lieko, Sâmia Barbieri, Ana Patrícia Nassar, Mara de Azambuja Salles, Neyla Nantes e Júlio Cesar Marques.

Segundo Tatiana, levar informação como forma de atuação preventiva a situações de violência, explicando como buscar ajuda, é um dos enfoques da Comissão. “São agressões que acontecem no seio da família, no ambiente doméstico, e que a mulher não tem ainda a coragem de denunciar. Pretendemos promover ações efetivas e cobrar efetivamente, dos órgãos competentes, soluções para minimizar os índices de violência e o sofrimento dessas mulheres”, afirmou a presidente da Comissão.

Perdão e consequências

Para a advogada, é preciso conscientizar a mulher de denunciar muitas vezes pode proteger a família de um final triste para os problemas. “O agressor precisa ter certeza da punição e a mulher também, para que possa denunciar e garantir a segurança da sua família”.

O trabalho de prevenção planejado pela Comissão quer envolver a busca de parcerias para que cada instituição ajude com a conscientização da mulher. “Porque às vezes a mulher, até por amor, por amar demais, ela acaba perdoando hoje. E hoje a gente sabe que começa com um grito, um desrespeito, para um tapa e depois pode culminar em algo mais grave. Por isso, a mulher precisa estar consciente, aprender a perceber esse perigo que existe na relação e começar a questionar e a buscar parceiros que a ajudem”.

A primeira reunião da Comissão acontece hoje, às 18 horas, na OAB-MS. “Durante o trabalho da Comissão, vamos procurar primeiro resgatar a autoestima da mulher, a sua dignidade enquanto ser humano, dizer para ela que ela não está sozinha. Informar à mulher dos vários mecanismos que ela dispõe e criar novos mecanismos de socorro e de prevenção”, anunciou.

Serviços

A Central de Atendimento à Mulher, do Governo Federal, recebe denúncias por meio do telefone 180. Em Mato Grosso do Sul há o disque-denúncia 0800 67 1236 da Defensoria Pública da Mulher, além do telefone da Delegacia de Atendimento à Mulher, 3384-1149.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dall’Astra quer Operário focado em conquistar três pontos contra o Itabirito no sábado pela Série D

Durante depoimento de familiar, réu do feminicídio de Vanessa Ricarte deixa a sala de audiência

Com a presença do réu, amigos e familiares de Vanessa Ricarte são ouvidos em audiência

Índia e Paquistão trocam fogo de artilharia; EUA dizem que conflito ‘não é problema nosso’

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

pantanal incêndio

Alvo de operação contra grilagem em MS já recebeu multa ‘pesada’ por incêndio no Pantanal

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Mato Grosso do Sul está sob alerta para chuva intensa e tempestade, aponta Inmet

Últimas Notícias

Cotidiano

Moradora oferece recompensa para quem encontrar Sophia, gatinha que fugiu no Parque dos Poderes

Sophia utilizava uma coleira rosa, com plaquinha, que pode ajudar a identificá-la

Cotidiano

Ciclistas expõem inseguranças em Campo Grande após atropelamento filmado em avenida

Grupos de ciclistas buscam orientar seus praticantes quanto à formas de manterem-se em segurança em um trânsito hostil

Cotidiano

Carreta da Saúde leva atendimento médico gratuito a servidores da segurança pública de Ponta Porã

Além dos atendimentos médicos, os servidores poderão se vacinar contra diversas doenças, incluindo a gripe

Brasil

Ônibus pega fogo e forma paredão de fumaça em São Paulo

Não há registro de vítimas