Nova cirurgia reconstroi de uma vez a mama, o mamilo e a auérola após câncer
Um hospital da Espanha lançou um sistema de reconstrução mamária integral que, em uma única cirurgia de extirpação de um tumor, permite reconstruir a mama, o mamilo e a auréola. Os responsáveis do Hospital do Bellvitge, em Barcelona (nordeste) apresentaram nesta quinta-feira a nova técnica, com a qual já foram operados 22 pacientes, que minimiza […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um hospital da Espanha lançou um sistema de reconstrução mamária integral que, em uma única cirurgia de extirpação de um tumor, permite reconstruir a mama, o mamilo e a auréola.
Os responsáveis do Hospital do Bellvitge, em Barcelona (nordeste) apresentaram nesta quinta-feira a nova técnica, com a qual já foram operados 22 pacientes, que minimiza as consequências de uma intervenção por câncer de mama e que se publica na revista referente mundial em cirurgia plástica, “Plastic and Reconstructive Surgery”.
O cirurgião plástico do Hospital de Bellvitge Joaquim Muñoz explicou que a nova técnica se aplica às pacientes às quais não é recomendável o autotransplante de tecido por estarem abaixo do peso ou serem fumantes, por exemplo.
Entre 25% e 35% das mulheres com câncer de mama precisam fazer mastectomia total para fazer a extirpação do tumor maligno.
Até agora, a reconstrução do mamilo e da auréola era feita em um intervalo de entre três meses e um ano depois da primeira cirurgia.
A cirurgia é feita utilizando uma endoscopia para extrair o músculo grande dorsal para ser transplantado no “recheio” da mama extirpada.
A função desse músculo é ser uma espécie de sutiã natural com o mesmo tecido da paciente, assim como proteger a prótese mamária que dá o volume ao peito reconstruído.
Finalmente, com uma pequena ilha de pele circular das costas se procede à reconstrução do mamilo e da auréola, remodelando a pele.
Outra vantagem dessa técnica inovadora é a possibilidade de uma rápida incorporação a outro tratamento complementar que possa ser aplicado, como radioterapia ou quimioterapia.
Muñoz lembrou que mais de 90% das pacientes com câncer de mama superam a doença, “mas o objetivo é minimizar as consequências e garantir a melhoria da qualidade de vida das pacientes”.
Notícias mais lidas agora
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
Últimas Notícias
Justiça solta piloto de avião apontado como negociador de armas em Campo Grande
O autuado passou por audiência de custódia nesta quarta-feira (11)
Projeto de Lei do MPMS solicita pagamento de auxílio-invalidez aos servidores aposentados por incapacidade
Pagamento também se estenderá para aqueles que necessitarem de assistência permanente de outra pessoa
Dois ficam feridos e carro parte ao meio após batida com SW4 na BR-163 em MS
Veículo SW4 capotou, parando a alguns metros de distância após a batida
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.