O goleiro titular da Seleção Brasileira jogou pela primeira vez nos últimos nove meses pelo seu clube. Terceiro reserva do modesto Queens Park Rangers, da Inglaterra, o consagrado Julio Cesar finalmente foi a campo, neste sábado, mas não conseguiu evitar a derrota de sua equipe para o Everton por 4 a 0, no Goodison Park, e a consequente eliminação na 3ª rodada da Copa da Inglaterra.

Coincidentemente, a última atuação de Julio Cesar pelo QPR havia acontecido exatamente diante do Everton, no dia 13 de abril de 2013, mas terminado com o placar de 2 a 0. De lá para cá, o goleiro sofreu uma grave lesão na mão esquerda, na qual fraturou o dedo médio, mas, antes disto, já amargava a reserva do clube inglês. O técnico Harry Redknapp bancou o britânico Robert Green entre os titulares e não deu mais espaço ao brasileiro, que, apesar disto, já teve sua presença na Copa do Mundo garantida pelo comandante Luiz Felipe Scolari.

Júlio César faz boas defesas, mas QPR acaba goleado

No duelo deste sábado, Julio mostrou que não sentiu falta do ritmo de jogo. Mesmo com apenas 13 jogos em 2013 – número igual ao de aparições pela Seleção Brasileira no período -, o arqueiro atuou de forma segura e, não fosse algumas boas defesas, veria o seu time sair de campo com uma goleada ainda mais elástica. A primeira intervenção foi feita aos cinco minutos, após arremate de Jelavic. Julio fechou bem o ângulo e caiu bonito para espalmar.

Onze minutos depois, o brasileiro voltou a ter a sua meta ameaçada. Barkley girou sobre a marcação e chutou com perigo, obrigando-o a defender com segurança. A pressão dos donos da casa, uma das sensações do Campeonato Inglês desta temporada, no entanto, era grande, e Julio foi vazado aos 34min. O mesmo Ross Barkley avançou pela esquerda e bateu firme, superando o goleiro.

Júlio ainda fez outra bela defesa aos 43 minutos, mas foi novamente vencido nos últimos segundos do primeiro tempo. Nikica Jelavic roubou a bola de Herny na entrada da área e chutou no canto esquerdo, sem chances ao brasileiro. A etapa inicial acabava com um bombardeio de 14 finalizações ao gol de Julio Cesar. No segundo tempo, logo aos 9min, o titular da Seleção voltou a trabalhar, fazendo bela defesa após arremate de Jelavic, mas depois não teve mais chances na partida.

Aos 12min, o carrasco croata, contra o qual Julio deverá jogará na estreia da Copa do Mundo de 2014, fez o terceiro do Everton – o seu segundo no jogo – e, momentos depois, ainda se deu ao luxo de perder um pênalti. O brasileiro derrubou Oviedo na área e contou com o travessão para não sofrer o quarto tento. No rebote, ele defendeu cabeçada de Naismith. Aos 31min, no entanto, foi vazado novamente, desta vez por Seamus Coleman, que acertou belo chute de longa distância.