Morre na Bolívia indígena de 123 anos
O indígena aimara Carmelo Flores Laura, que, segundo as autoridades da Bolívia era o homem mais longevo do mundo, com 123 anos, morreu devido a diabetes tipo 2, informaram nesta terça-feira funcionários do município andino onde o homem vivia. O médico Adalberto Segales, do centro de saúde da comunidade de Frasquia, do município de Achacachi […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O indígena aimara Carmelo Flores Laura, que, segundo as autoridades da Bolívia era o homem mais longevo do mundo, com 123 anos, morreu devido a diabetes tipo 2, informaram nesta terça-feira funcionários do município andino onde o homem vivia.
O médico Adalberto Segales, do centro de saúde da comunidade de Frasquia, do município de Achacachi informou aos veículos de imprensa que Flores morreu ontem à noite às 21h locais (22h de Brasília), após passar uma semana muito doente.
“Meu avô morreu ontem à noite em sua casinha, meu pai estava cuidando dele”, confirmou um de seus netos, René Flores, ao jornal “La Razón”.
Há alguns meses, o governo da Bolívia considerou o agricultor, que vivia no planalto a quase 4 mil metros de altitude, o homem mais velho do planeta. Quando o caso de dom Carmelo foi parar na imprensa, as autoridades asseguraram que sua data de nascimento, 16 de julho de 1891, estava documentada.
O presidente boliviano, Evo Morales, visitou em setembro passado o ancião em sua casa de adobe no planalto e anunciou que seu governo iniciou os trâmites para que o Livro Guiness dos Recordes o reconhecesse como o homem mais longevo do mundo. No entanto, o Executivo não voltou a informar sobre o andamento do pedido.
Quando sua avançada idade foi divulgada, a imprensa publicou que Flores se alimentava fundamentalmente de quinoa, cevada, batata, fava e água de uma mina próxima a sua aldeia e mascava folhas de coca como qualquer indígena boliviano, segundo seus parentes.
Também amenizava suas artrites e outras doenças com massagens usando um remédio caseiro feito com três cobras conservadas em uma garrafa com álcool.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
De almoxarife a zelador, Funsat oferta 2.156 vagas de emprego em Campo Grande
A lista de vagas inclui oportunidades temporárias e para PCDs
Inquérito apura medidas adotadas pela Santa Casa após denúncia de formigas em paciente
Família denunciou situação em paciente idoso com traqueostomia
Empresário tenta recurso, mas Justiça mantém bloqueio de bens por golpe de R$ 48 milhões em MS
Empresa prometia lucros exorbitantes em investimentos aos clientes
Polícia prende homem e fecha entreposto de drogas em Dourados com quase 1 tonelada de maconha
Ação foi realizada pela PRF com o apoio de agentes do SIG
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.