Uma equipe do Congo, na África, tem encontro previsto para a próxima segunda-feira (7) com o prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte. A visita do grupo é um reconhecimento a projetos de referência desenvolvidos na Capital nas áreas de DST/Aids e hepatites virais.

Segundo informações da prefeitura, a Missão de Cooperação Internacional do Congo deve reunir-se às 17h de segunda com Olarte e o secretário municipal de Saúde, Jamal Salem. Conforme a mesma fonte, o Programa Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, reconhece três projetos de Campo Grande como sendo de referência internacional.

Um deles é o Projeto Saúde e Prevenção, feito nas escolas. O trabalho consiste em conscientizar os estudantes com ações de promoção da saúde sexual, com objetivo de reduzir índices de infecção de HIV e outras doenças, bem como casos de gravidez indesejada.

Outra referência local na área, segundo a prefeitura, é o Consultório na Rua. Programa do SUS (Sistema Único de Saúde) é voltado à população de rua e envolve também um trabalho de inclusão, ligado à assistência social, feito por uma equipe multidisciplinar.

O terceiro projeto citado pelo município como referência internacional, com base em avaliação do Ministério da Saúde, é o feito pela Afrangel (Associação Franciscanas Angelinas). No Lar das Crianças com HIV/Aids, a instituição acolhe atualmente 50 crianças, além de oferecer apoio a 115 famílias.