A segunda rodada de conversações entre o governo sírio e a oposição em Genebra foi suspensa neste sábado, sem que fossem registrados progressos ou fixada uma data para a terceira rodada, informou o mediador da ONU, Lakhdar Brahimi.

“Creio que é melhor que cada uma das partes se retire e reflita sobre sua responsabilidade e diga se quer que este processo continue ou não”, declarou Brahimi à imprensa.

O mediador pediu desculpas ao povo sírio pela ausência de progressos nas conversações. “Eu sinto muito”, afirmou.

Brahimi enfatizou que, pelo menos, as duas partes chegaram a um acordo sobre os temas que serão abordados em uma terceira rodada, desde que esta seja realizada.

Dessa forma, numa possível terceira fase das negociações, serão discutidas a violência e o terrorismo, depois o governo interino e instituições nacionais e, por fim, a reconciliação nacional.

No entanto, Brahimi lamentou que os representantes do regime de Bashar al Assad tenham se negado a aceitar sua proposta de falar da violência durante um dia, para depois falar da transição política, “o que levou a oposição a suspeitar que o governo não quer falar de forma alguma de uma autoridade governamental transitória”.