Material nuclear tomado por rebeldes no Iraque é de “baixo grau”, diz AIEA
A agência de energia atômica da ONU disse nesta quinta-feira acreditar que o material nuclear do Iraque tomado por insurgentes é de “grau baixo” e não representa um risco significativo para a segurança. O Iraque informou a ONU em uma carta datada de 8 de julho que os materiais nucleares foram tirados de uma universidade […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A agência de energia atômica da ONU disse nesta quinta-feira acreditar que o material nuclear do Iraque tomado por insurgentes é de “grau baixo” e não representa um risco significativo para a segurança.
O Iraque informou a ONU em uma carta datada de 8 de julho que os materiais nucleares foram tirados de uma universidade no norte do país. A entidade fez um apelo por ajuda para “afastar o risco de que seja usado por terroristas no Iraque ou no exterior”.
O grupo Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL), com origem na rede Al Qaeda, se apoderou de ampla extensão territorial na Síria e no Iraque. Pouco depois, em 29 de junho, mudou seu nome para Estado Islâmico e anunciou que seu líder é agora um califa –título dado aos sucessores do profeta Maomé.
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) “está ciente da notificação do Iraque e em contato para obter mais detalhes”, disse uma porta-voz, Gill Tudor.
“Com base na informação inicial acreditamos que o material envolvido é de baixo grau e não representa um risco significativo para a segurança ou proliferação nuclear”, afirmou ela.
As autoridades norte-americanas não acreditam que o material fosse urânio enriquecido e, portanto, seria difícil seu uso na fabricação de uma arma nuclear, disse uma fonte do governo dos EUA.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Mulher é resgatada de cárcere após ex-genro encontrar bilhete com pedido de socorro em Campo Grande
Suspeito foi preso e levado para a delegacia
Casal que deu apoio a fuga de garupa que executou motociclista é preso na BR-060 em Campo Grande
Júnior Ferreira de Souza foi executado com tiros no rosto e nas costas na Rua dos Pioneiros na noite de sexta-feira (13)
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.