Marina Silva é líder isolada em São Paulo e no DF, mostra Ibope
A última leva de pesquisas regionais do Ibope mostra que, nas simulações de primeiro turno para a Presidência, Marina Silva (PSD) é líder isolada em São Paulo, o maior colégio eleitoral do país, e no Distrito Federal. Além disso, ela parece numericamente em primeiro lugar em Pernambuco e no Paraná. Nos dois casos, em situação […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A última leva de pesquisas regionais do Ibope mostra que, nas simulações de primeiro turno para a Presidência, Marina Silva (PSD) é líder isolada em São Paulo, o maior colégio eleitoral do país, e no Distrito Federal.
Além disso, ela parece numericamente em primeiro lugar em Pernambuco e no Paraná. Nos dois casos, em situação de empate técnico com a presidente Dilma Rousseff.
Entre os paulistas (22% do eleitorado), a ex-ministra teria 35% dos votos, diz o instituto. São 29 pontos a mais do que Eduardo campos conseguia no Estado um mês antes.
Marina inscreveu-se com cabeça de chapa do PSB no lugar de Campos, após a morte de ex-governador de Pernambuco num acidente aéreo, no último dia 13.
A substituição abalou Dilma e Aécio de forma parecida em São Paulo. A petista caiu de 30% para 23%. O tucano recuou de 25% para 19%.
No Distrito Federal, colégio pequeno, mas com o perfil mais rico e escolarizado, os percentuais são parecidos. Entre os dias 23 e 25, o Ibope apurou Marina com 35%, Dilma com 20% e Aécio com 18%.
A disputa entre as ex-ministras de Lula aparece mais equilibrada Em Pernambuco e no Paraná. No Estado de Campos, onde a comoção com a morte dele foi maior, os percentuais foram invertidos.
Dilma liderava com 41%, empatada com Campos (37%). Agora é marina quem tem 41%, contra 37% de Dilma. O fraco desempenho de Aécio em Pernambuco chama a atenção: ele recuou para 3%.
Entre os sete Estados recém-pesquisadores pelo Ibope, o Paraná é palco de disputa mais acirrada.
A única pesquisa local registrada para divulgação foi feita entre os dias 21 e 23. Com três pontos de margem de erro, Marina, Dilma e Aécio estão tecnicamente empatados com 29%, 28%, 24% respectivamente.
Reeleição
A entrada de Marina na disputa não provocou alterações relevantes nas intenções de voto em Dilma em pelo menos três dos maiores colégios eleitorais: Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais.
O Rio é um caso especialmente curioso. Embora Marina tenha largado com 30% ( 25 pontos a mais que Campos), as intenções de voto na petista oscilam para cima dede julho: de 35% para 38%.
Na Bahia, Dilma mantém a liderança folgada, mesmo com o novo cenário. Se a eleição fosse só entre o eleitorado baiano, a petista seria reeleita no primeiro turno. Minas, por sua vez, transformou-se num dos principais exemplos das dificuldades de Aécio, ex-governador do Estado, que esperava vencer na região por larga vantagem.
A candidatura de Marina não abalou o desempenho de Dilma em Minas. Ela mantém-se com 31%. Aécio, porém, perdeu sete pontos. Com isso, ele ainda lidera, só que agora em empate técnico com a petista.
Notícias mais lidas agora
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
Últimas Notícias
Mulher é presa com quase 700 caixas de remédios em farmácia clandestina em Campo Grande
Policiais civis foram até o estabelecimento na manhã desta quarta-feira (11) e encontraram 638 caixas de medicamentos
Castramóvel realiza atendimento gratuito em shopping de Campo Grande
Atendimento será realizado no sábado (14), das 14 às 17 horas
Justiça solta piloto de avião apontado como negociador de armas em Campo Grande
O autuado passou por audiência de custódia nesta quarta-feira (11)
Projeto de Lei do MPMS solicita pagamento de auxílio-invalidez aos servidores aposentados por incapacidade
Pagamento também se estenderá para aqueles que necessitarem de assistência permanente de outra pessoa
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.