Pular para o conteúdo
Geral

Maio Amarelo termina neste sábado com avaliação positiva na Capital

Durante todo o mês de maio, a Agência Municipal de Transporte e Trânsito- Agetran, juntamente com o Gabinete de Gestão Integrada de Trânsitos-GGIT, desenvolveu diversas ações com o objetivo de alertar a população sobre a importância da segurança no trânsito, a fim de reduzir o número de acidentes. As ações de conscientização foram feitas através […]
Arquivo -

Durante todo o mês de maio, a Agência Municipal de Transporte e Trânsito- Agetran, juntamente com o Gabinete de Gestão Integrada de Trânsitos-GGIT, desenvolveu diversas ações com o objetivo de alertar a população sobre a importância da segurança no trânsito, a fim de reduzir o número de acidentes. As ações de conscientização foram feitas através de blitz educativas desenvolvidas pela Divisão de Educação para o Trânsito da Agetran, em parceria com o GGIT, com a abordagem dos motoristas, passageiros, ciclistas e pedestres em diversos pontos da cidade.

Durante a ação, foram passadas informações sobre regras importantes na prevenção de acidentes, como o respeito ao pedestre, o uso do cinto de segurança, a utilização de equipamentos de proteção para crianças, os riscos de misturar álcool e direção, dentre outras. Na operação foram distribuídas fitinhas amarelas, em alusão à luz do semáforo de trânsito que simboliza atenção, e materiais informativos.

Conforme a chefe de Núcleo Estatística de Acidentes de Trânsito da Agetran, Vera Lúcia Matos, a campanha Maio Amarelo foi um convite à reflexão do comportamento no trânsito. Segundo ela, as fitas amarelas distribuídas devem continuar nos veículos para que as pessoas lembrem que as atitudes do dia a dia devem contribuir para um trânsito mais seguro. “O laço amarelo nos semáforos não serão retirados, a população precisa saber que nestas vias ocorreram acidentes fatais e que o excesso de velocidade é o principal fator contributivo para a ocorrência destes acidentes”, argumentou.

Apresentações teatrais do grupo Chicomaria Produções Culturais também fizeram parte das ações, durante o mês, em oito terminais de ônibus de . Hoje, a última apresentação será no terminal Nova Bahia, às 16h30m. Na região do Anhanduizinho, que fechou 2013 com um grande número de acidentes com vítimas fatais, foram intensificadas as pinturas dos quebra-molas. O diretor-presidente da Agetran, Jean Saliba, considerou positivo o movimento Maio Amarelo, principalmente no sentido de conscientizar a sociedade sobre a importância da educação no trânsito. “A intenção foi colocar em pauta o tema segurança viária e chamar a atenção da sociedade sobre os altos índices de mortes, feridos e sequelados permanentes no trânsito, nas diversas ações foi possível alcançar diretamente a população”, disse.

Fechando a campanha, hoje (30) acontece a Blitz Educativa do GGIT, a partir das 16h, na avenida Afonso Pena com a rua 25 de dezembro com distribuição de fitinhas do maio amarelo e panfleto explicativo.

Dados

Conforme o levantamento realizado pelo GGIT houve redução no índice de óbitos ocorridos em consequência de acidentes de trânsito nos meses de janeiro a dezembro de 2013, em comparação ao período ano de 2012 – o número absoluto de ocorrências diminuiu de 126 para 116. Mesmo com o aumento da frota de motocicletas na Capital houve redução de 15% no número de óbitos de motociclistas entre 2012 e 2013.

De janeiro a maio de 2014, Campo Grande registra queda no número de mortes no trânsito com 43 óbitos, no ano passado os mesmos meses fecharam com 46 vítimas fatais. Ainda segundo os dados, neste mês durante a campanha “Maio Amarelo” foram 7 vítimas fatais, enquanto no ano passado 12.

O levantamento indica ainda, que nos finais de semana ocorrem mais acidentes com vítimas fatais, sendo o sábado o dia com maior ocorrência. Os dados indicam que as avenidas Manoel da Costa Lima, a Duque de Caxias e a Afonso Pena foram as vias com maior ocorrência de acidentes. Já a faixa etária com maior índice de envolvimento nos acidentes fatais é de 18 a 25 anos com 23,48%, seguido com empate de 11,30% 31 a 35 e 36 a 40 anos de idade.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Preço da Cesta Básica sobe em 15 de 17 capitais pesquisadas em abril

Acusado de homicídio, cuidador de carro é esfaqueado várias vezes em Ponta Porã

Atlético-MG e Fluminense perdem e fecham semana trágica de brasileiros na Sul-Americana

Caminhão cai em ribanceira em acidente na BR-262

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, que adota nome Leão XIV

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

Traficante abandona Ranger abarrotada de droga após perseguição em Campo Grande

Internacional é superado pelo Atlético Nacional e cai para 3º no Grupo F da Libertadores

Últimas Notícias

Brasil

Banco Central autoriza financeiras a emitir LCI

Resolução que autoriza as emissões por esse tipo de instituição

Polícia

Veículo usado em execução de advogado na fronteira é encontrado incendiado

Advogado foi executado no momento em que buscava os filhos na escola

Brasil

Casos de gripe aumentam nas regiões Norte e Centro-Oeste, diz Fiocruz

O InfoGripe chama a atenção também para o número elevado de casos de síndrome respiratória aguda grave

Polícia

25 quilos de skunk que era transportada em moto é apreendida na MS-289

Na mochila, que ele carregava foram encontrados 28 volumes de skunk