Geral

Lua deste domingo será a mais bonita dos próximos 20 anos

Quem gosta da lua não pode deixar de observá-la no próximo domingo, dia 10 de agosto. O satélite natural da terra estará 30% mais brilhante e 14% maior do que o normal. Esses dados fazem parte de um fenômeno, conhecido popularmente como superlua, que ocorre quando a Lua está mais próxima da Terra e a […]

Arquivo Publicado em 09/08/2014, às 10h17

None

Quem gosta da lua não pode deixar de observá-la no próximo domingo, dia 10 de agosto. O satélite natural da terra estará 30% mais brilhante e 14% maior do que o normal.


Esses dados fazem parte de um fenômeno, conhecido popularmente como superlua, que ocorre quando a Lua está mais próxima da Terra e a data coincide com o período da em que ela está cheia.


Porém, o evento da superlua não é raro – acontece a cada 14 meses, mas desta vez a diferença entre o perigeu (ponto máximo de aproximação entre a lua e a terra) e a lua cheia será mínima, de apenas 27 minutos. Segundo o astrofísico Gustavo Lanfranchi, isso só deve se repetir daqui a 20 anos.


“Neste domingo, o perigeu será às 17h43 e a lua cheia às 18h10, o que gera uma situação praticamente perfeita para a observação, se as condições climáticas colaborarem. “O tamanho da lua perto do horizonte parece maior, por isso o efeito vai ser bem mais intenso”, diz o astrofísico.

Jornal Midiamax