Com atendimento de pelo menos 100 crianças e adolescentes com Aids e 120 famílias na mesma situação, a Afrangel – Lar das Crianças com HIV/Aids de Campo Grande sobrevive, basicamente, de doações e pede ajuda. O Lar atende crianças de até 12 anos.

A diretora do Lar, Irmã Madalena, conta que o auxílio a essas crianças é feito por meio de doações e que o Lar está sempre em busca de ajuda. “Fazemos um apelo à população para que nos ajude como sempre tem feito”.

Atualmente, o abrigo atende 50 crianças dentro do Lar. Na parte da manhã, as irmãs buscam as crianças e adolescentes nos terminais de ônibus de Campo Grande. Em seguida, elas encaminham cada um para a escola em que estuda.

Na parte da tarde, segundo a Irmã, as crianças e adolescentes retornam e realizam atividades. “Realizamos atividades complementares e ajudamos nas tarefas que eles trazem da escola”, conta.

Além do auxílio escolar, o Lar oferece também atendimento social e de saúde com psicólogos, fisioterapeutas, dentistas, entre outros auxílios ligados à saúde. “Realizamos todos os cuidados básicos mesmo, quando é preciso acompanhamos até o médico”, ressalta.

Além das crianças atendidas dentro do Lar, são assistidos outros 48 adolescentes que já passaram pelo abrigo. Além do tratamento médico, quando necessário, é feita uma vez por mês uma roda de conversa no próprio Lar.

Externamente, o Lar das Crianças com Aids atende 120 famílias, com visita domiciliar, auxílio-alimentação, além de uma reunião socioeducativa.

Quem quiser ajudar, doações em dinheiro devem ser depositadas na seguinte conta do Banco do Brasil em nome de Afrangel: conta corrente: 22198-8; agência 2959-9. Doações de alimentos, produtos de higiene e limpeza também são aceitas e podem ser entregues no Lar.

Interessados em conhecer o trabalho das irmãs ou em doar podem ligar no 3365-0590.