José de Anchieta será proclamado santo nesta quarta

O papa Francisco deve assinar nesta quarta-feira (2) o decreto que proclama santo o jesuíta espanhol José de Anchieta, conhecido como Padre Anchieta, que atuou em missões de evangelização no Brasil no século XVI e foi um dos fundadores da cidade de São Paulo, em 1554. A assinatura do decreto ocorrerá de maneira privada, no […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O papa Francisco deve assinar nesta quarta-feira (2) o decreto que proclama santo o jesuíta espanhol José de Anchieta, conhecido como Padre Anchieta, que atuou em missões de evangelização no Brasil no século XVI e foi um dos fundadores da cidade de São Paulo, em 1554. A assinatura do decreto ocorrerá de maneira privada, no Vaticano. A proclamação faz com que Anchieta se torne o terceiro santo ligado ao Brasil, atrás de Madre Paulina e Frei Galvão.

A comprovação dos milagres de Anchieta, porém, saiu das exigências do Vaticano. Como o jesuíta viveu há mais de meio século, foi impossível comprovar, nos dias de hoje, sua intervenção milagrosa. Por isso, o Vaticano se baseou em relatos e no trabalho missionário com a catequização de índios no Brasil. Anchieta foi beatificado em 1980 pelo papa João Paulo II. A beatificação é o primeiro passado para se tornar santo. No próximo dia 24 de abril, o papa Francisco rezará na igreja de Santo Inácio de Loyola, em Roma, uma missa de agradecimento pela canonização do padre José de Anchieta.

Nascido em Tenerife, nas Ilhas Canárias (Espanha), o jesuíta desembarcou em solo brasileiro no século XVI, onde fundou ao lado do padre Manoel da Nóbrega um colégio em Piratininga, que deu origem à cidade de São Paulo. Assim como Anchieta, o atual Pontífice também é proveniente da Companhia de Jesus, ordem fundada por Inácio de Loyola, não por acaso o nome da igreja onde a canonização será solenizada.

Também hoje, Francisco assinar[a decretos para transformar em santos dois beatos franceses que promoveram a evangelização no Canadá: François de Montmorency-Laval e Maria da Encarnação Guyart.

Conteúdos relacionados