Pular para o conteúdo
Geral

Intervenções de dança percorrem ruas e calçadas de cidades do interior na próxima semana

Aquidauana, Anastácio e Miranda recebem na próxima semana, entre os dias 3 e 4 de junho, o Conectivo Corpomancia com intervenções de dança contemporânea e exibição da videodança “me-morar: o corpo em casa”. As atividades integram o projeto “Sem Cerimônia: Circulação MS”, aprovado pelo Prêmio Célio Adolfo de Incentivo à Dança 2013, da Fundação de […]
Arquivo -

, Anastácio e Miranda recebem na próxima semana, entre os dias 3 e 4 de junho, o Conectivo Corpomancia com intervenções de dança contemporânea e exibição da videodança “me-morar: o corpo em casa”. As atividades integram o projeto “Sem Cerimônia: Circulação MS”, aprovado pelo Prêmio Célio Adolfo de Incentivo à Dança 2013, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

“Sem cerimônia” propõe performar o corpo com a cidade – suas calçadas, canteiros, construções, vitrines, postes, faixas de pedestre, monumentos, pontos de ônibus e pessoas. As performances exploram a fronteira entre movimentos cotidianos e dança. A intenção é provocar um ruído no cotidiano urbano e chamar atenção para as questões do corpo. O processo de pesquisa partiu da observação e do estudo da rotina da cidade e da relação dos corpos com as ruas, postes e outros monumentos.

O projeto “Sem Cerimônia – ser cidade” foi aprovado no edital nacional do Prêmio Funarte Artes na Rua 2011 e as intervenções aconteceram pela primeira vez no centro de Campo Grande como parte da programação da 7ª Aldeia SESC Terena de Arte e Cultura em 2012. Também integraram o programa da Bienal de Teatro de Campo Grande em 2012 e do Festival América do Sul, em , em 2013.

Videodança “me-morar: o corpo em casa”

A videodança “me-morar: o corpo em casa” foi feita a partir do espetáculo “me=morar”, criado e apresentado em uma casa na Vila dos Ferroviários em Campo Grande, viabilizado pelo Prêmio Klauss Vianna 2008. Este vídeo estreou em 2011 durante a MS Mostra regional de videodança em Campo Grande e já foi apresentado em Recife/PE, durante o Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social; em Corumbá/MS, na programação de audiovisual do Festival América do Sul 2012 e no México , no festival itinerante “Agita y Sirva!”.

A escolha de exibir deste trabalho em Anastácio, Aquidauana e Miranda partiu da importância histórica que a chegada da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil teve para a construção e consolidação destas cidades. A videodança explora a questão da memória trazendo à tona sensações despertadas por uma casa antiga na Vila dos Ferroviários em Campo Grande.

O projeto “Sem Cerimônia: Circulação MS”, que conta com as intervenções de dança contemporânea nas ruas e exibição da videodança, foi apoiado pela prefeitura de Aquidauana e pelo Pantanal Hotel em Miranda.

Em Aquidauana as intervenções de rua acontecem no dia 03 de junho às 9h e 14h. Em Anastácio no mesmo dia (03), às 11h e 16h. A exibição da videodança “me-morar: o corpo em casa” será em Aquidauana, na UFMS Unidade I, no Auditório Dóris Mendes Trindade – Praça Nossa Senhora, 163, às 19h30.

Miranda, as intervenções ocorrem no dia 04 de junho às 10h e 15h. A exibição da vídeodança será na Escola Estadual Carmelita Canale Revua, na Av. João Pedro Pedrossian, 809- Centro às 19h30.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Golpe de Dia das Mães? Criminosos trocam contato de floriculturas de Campo Grande na página do Google

Funsat

Semana começa com mais de mil vagas ofertadas pela Funsat em Campo Grande

Sertanejo Marrone cai do palco e show é encerrado em Goiânia

Ao som de ‘Evidências’, Brasil conquista primeiro ouro em conjunto na Copa do Mundo de ginástica rítmica

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

palmeiras campeonatos

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

ucrania Zelensky

Zelensky acolhe proposta de diálogo da Rússia, mas pede cessar-fogo imediato

Últimas Notícias

Polícia

Corpo completamente carbonizado é encontrado em Ponta Porã

Ainda não há identificação da vítima

Transparência

Denúncia aponta veículos da prefeitura parados em oficina para superfaturar peças em MS

Prefeitura de Aquidauana tem dez dias para enviar notas fiscais do conserto de dois veículos

Transparência

Para ampliar imunização contra a gripe, Brasilândia licita compra de vacinas

Prefeitura de Brasilândia vai comprar 2.000 doses de vacinas contra a gripe com foco na proteção às 4 principais cepas em circulação

MidiaMAIS

Longe do ideal, passar o Dia das Mães no hospital é desafio de quem luta para ver filhos bem

Com filho internado na UTI, Rafaela visitará o filho no Dia das Mães na Santa Casa