O Instagram, popular rede social de fotos do Facebook, lançou sua versão 6.0 na última terça-feira (3). Com isso, o serviço ficou mais completo, oferecendo ao usuário um novo conjunto de ferramentas para a edição de imagens. A atualização já está disponível para dispositivos iOS e Android. Ficou curioso? Então confira a lista com todas as novidades para edição e veja as dicas de como usar nas suas fotos.

“As novas ferramentas foram pensadas para transformar momentos em imagens ainda mais impactantes, de forma simples e intuitiva, tornando acessíveis recursos que antes eram reservados a profissionais”, anuncia o Instagram em seu blog, motivando os seus usuários a usar a criatividade.

Com a atualização, o Instagram se mantém como um aplicativo de fácil manuseio e acessível para os seus 200 milhões de usuários. Os novos recursos reunidos no app vêm com uma barra de controle, na qual é possível ajustar a intensidade de cada efeito. Assim, há total domínio sobre o resultado final.

Saiba mais sobre cada um dos novos recursos:

1) Ajuste

Quem nunca tirou uma foto meio torta? Agora, para conseguir aquele ângulo perfeito, tente usar a ferramenta de “Ajuste” para endireitar a imagem e facilitar o recorte. Assim, poderá postar a imagem nas redes sociais do jeito que imaginou. E tudo isso sem precisar sair do Instagram.

2) Brilho

Ficou mais fácil clarear ou escurecer a foto por meio deste recurso de “Brilho”. Basta regular na barra de controle para a esquerda ou direita e observar o resultado na imagem. Assim, poderá corrigir de forma mais simples aquela fotografia que não estava com a luz muito boa na imagem original.

3) Contraste

Como o próprio nome já indica, essa ferramenta faz o contraste entre áreas claras e escuras da foto. Quer destacar uma parte sombreada? Então, corra a barra um pouco para a direita e confira o resultado. Assim, é possível regular tudo no Instagram com esse recurso de fácil manuseio.

4) Aquecimento

Esse recurso muda as cores da imagem para tons mais quentes (puxados para o alaranjado) ou para uma coloração mais fria (com os azulados mais destacados), mudando todo o clima da foto.

5) Saturação

As cores da sua foto estão meio sem graça? Então, experimente alterar os níveis de “Saturação” nesta ferramenta do Instagram. Para isso, basta correr a barra para a direita o esquerda: observe que a imagem ganha mais vida e as cores ficam mais vibrantes. Para o contrário, altera a barra para o lado esquerdo, e veja que a foto ficará cada vez mais em “preto e branco”. É possível atenuar a intensidade das cores da foto, como o vermelho, laranja e outras cores.

6) Destaques

Esse recurso serve para ajustar a luz, com foco nas áreas mais claras da foto. Assim, é possível dar “Destaque” para certos pontos.

7) Sombras

Ao contrário da ferramenta anterior, o recurso de “Sombras” destaca as áreas mais escuras da foto. Assim, é possível alterar as tonalidades dos espaços sombreados.

8) Vinheta

Já a “Vinheta” é capaz de direcionar a atenção para o centro da foto. Para fazer isso, o recurso escurece a borda da imagem, conforme a intensidade desejada pelo usuário. Experimente o efeito e veja a diferença.

9) Nitidez

A imagem está um pouco borrada? Então confira essa ferramenta que confere mais nitidez à foto. Assim, ela ficará mais “destacada”: para isso, deslize a barra de ajuste até achar o ponto ideal.

10) Intensidade do Filtro

Com esse recurso, é possível ajustar a intensidade do filtro. Escolha entre as opções “Radial” ou “Linear” para definir qual estilo deseja aplicar em suas imagens. Confira o resultado e faça quantas alterações desejar.

Vale lembrar que durante todo o processo, o usuário pode com um toque visualizar a imagem original. Para exemplificar os resultados dos novos recursos, o Instagram publicou um vídeo na própria rede social.