Indígenas das aldeias Jaguapirú e Bororó iniciaram um protesto na manhã desta segunda-feira (17), em Dourados a 225 km de Campo Grande. O objetivo da manifestação é a busca de melhorias na saúde. De acordo com o site Dourados Agora, o bloqueio é realizado na rodovia MS-156, que corta a reserva e dá acesso ao município de Itaporã. Os indígenas afirmam que a passagem fica fechada por tempo indeterminado, ou até que haja uma reunião com o governo.

Ainda segundo pelo Dourados Agora, os indígenas estão permitindo somente a passagem de viaturas da polícia, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e ambulâncias com enfermos em casos urgentes.

Demais veículos serão barrados e os manifestantes ameaçam bloquear outras rodovias da região, como por exemplo, a BR-163. Eles querem chamar a atenção das autoridades para a situação de descaso que dizem enfrentar diariamente.

Na semana passada, o grupo fez manifesto na sede regional da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) em busca deles de uma completa reestruturação dos postos de saúde das aldeias, bem como mudança na direção da Sesai no Estado.