Pelo menos 12 pessoas ficaram feridas depois que grupos rivais travaram lutas com espadas no Golden Temple (Templo Dourado ou Tempo de Deus) na cidade de Amritsar, Estado de Punjab, na Índia, nesta sexta-feira. As informações são do The Independent.

Segundo relatos, os grupos siques (seguidores da religião monoteísta Sihkismo ou siquismo) teriam tido um desentendimento sobre quem deveria falar primeiro durante as celebrações de 30 anos de uma ofensiva militar contra os religiosos ocorrida em 1984.

Canais de televisão indianos mostraram dezenas de siques vestindo seus trajes tradicionais com turbantes e túnicas brancas e apontando espadas uns contra os outros. Alguns pareceram tentar controlar a confusão pedindo calma. Reportagens apontaram que pelo menos 12 pessoas – podendo chegar a 20 – ficaram feridas durante a confusão que levou cerca de meia hora.

A polícia foi chamada ao Templo Dourado, lugar mais importante do siquismo, para conter as brigas no dia do aniversário da “Operação Estrela Azul”, de 1984, que durou 6 dias e matou entre 500 e 5.000 seguidores da religião e outros 80 soldados.